Eleições / Eleições 2022

Alto-Comando do Exército define posição sobre resultado de eleição para presidente; saiba qual

Segundo autoridades do Exército, auditoria paralela da eleição não terá influência sobre o resultado registrado pela Justiça Eleitoral  |  Divulgação/Exército Brasileiro

Publicado em 30/09/2022, às 20h42   Divulgação/Exército Brasileiro   Redação BNews

O Alto-Comando do Exército brasileiro, formado por 16 oficiais-generais e pelo comandante-geral do Exército, definiu a posição da instituição sobre o resultado das eleições para a Presidência da República.

A decisão, de acordo com o jornal Estado de S.Paulo, foi tomada após a última RACE (Reunião do Alto-Comando do Exército) que ocorreu entre os dias os dias 1 e 5 de agosto.

Na oportunidade, foi selada a posição de de respaldar o resultado e foi indicado que a que a caserna vai seguir o rito de reconhecer o anúncio do vencedor pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Quem ganhar leva”, enfatizaram militares. A mensagem começou a ser disseminada na tropa logo depois do encontro. Desta forma, a medida que posição dos generais de respeitar o resultado das urnas se espalhava pelos quartéis do País, os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica começaram a evitar exposição política e a dar sinais de distanciamento da inédita auditoria das eleições.

O processo vai checar parcialmente a soma dos votos no domingo e monitorar testes de funcionamento das urnas eletrônicas. A fiscalização foi um pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na prática, a posição do Alto Comando do Exército pode reduzir o impacto da auditoria das urnas de votação. Fontes militares com conhecimento do assunto disseram que o documento com o resultado dessa auditoria não vai adentrar na seara de atestar ou reprovar a confiança das eleições.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula urnas Jair Bolsonaro Presidência da República Exército Brasileiro eleições 2022

Leia também


Último dia de campanha à Presidência deve ser marcado por tensão; saiba motivo


Eleições 2022: Veja estimativas dos partidos em eleger deputados federais à Câmara


ALBA: Quais candidatos a deputado estadual têm mais chances de se eleger na Bahia? Veja projeções