Eleições / Eleições 2022

Eleições 2022: Veja estimativas dos partidos em eleger deputados federais à Câmara

Antônio Cruz/Agência Brasil
Equipe de Política do BNews fez levantamento sobre eleição de deputados federais junto à fontes de algumas das principais siglas na Bahia  |   Bnews - Divulgação Antônio Cruz/Agência Brasil

Publicado em 29/09/2022, às 18h49 - Atualizado em 30/09/2022, às 17h40   Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Além das eleições ao Governo da Bahia, Presidente da República e Senador, o pleito do próximo domingo (2) vai eleger os 63 deputados estaduais para, aqui na Bahia, a Assembleia Legislativa (ALBA), assim como os 39 deputados federais para a Câmara, em Brasília.

Neste sentido, a equipe de reportagem do BNews apurou, junto a algumas fontes dos principais partidos, no estado, as possibilidades de quantos parlamentares serão eleitos para o órgão federal, assim como os nomes que podem ser reconduzidos aos cargos, além daqueles que correm por fora. Segundo esses interlocutores, para atingir uma vaga na Câmara dos Deputados, o candidato precisaria de, pelo menos, 60 mil votos

Confira o levantamento:

União Brasil:

Atualmente com sete partidos na bancada, o União Brasil espera elevar esse número para oito na próxima legislatura. Entre os nomes que correm risco de não voltar à Câmara estão a Professora Dayane Pimentel e Igor Kannário. Por outro lado, os considerados figurões como Arthur Maia, Paulo Azi, Elmar Nascimento, Leur Lomanto Júnior e José Rocha devem ter mais um mandato garantido na Casa Legislativa.

Quem corre por fora: Entre os postulantes que correm por fora e podem se eleger no pleito de domingo, pelo partido, estão o ex-presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho; o deputado estadual Dal; a ex-primeira-dama de Barreiras; Marisete Bastos; o ex-deputado Zé Chico, de Feira de Santana.

PP:

Na Câmara Federal com quatro parlamentares, o PP também quer elevar a quantidade de representantes do partido para cinco. A expectativa, inicialmente, é pela reeleição dos seguintes nomes: Mário Negromonte Júnior, Cláudio Cajado, João Leão (no lugar de Cacá Leão) e Neto Carletto (no lugar de Ronaldo Carletto). Para a última vaga, brigam: Benito Gama, Roberta Caires, George o Gordinho da Favela, Nazireu e Anna Valéria Colares.

PCdoB:

Atualmente tendo Daniel Almeida e Alice Portugal como representantes na Câmara, a expectativa dos comunistas é a de reeleger a dupla ao parlamento.

PSB:

Somente com a deputada federal Lídice da Mata, os socialistas esperam manter a ex-prefeita de Salvador e ex-senadora no cargo, se possível, com mais um nome eleito. O nome mais forte para essa eventual segunda vaga é o do ex-prefeito de Juazeiro, Joseph Bandeira.

Federação PSDB/Cidadania:

Em Brasília com Adolfo Viana (PSDB) e Joceval Rodrigues (Cidadania), a federação entre os dois partidos quer manter o mesmo número de parlamentares na Câmara dos Deputados. O tucano deve se reeleger. Para a última vaga estão na disputa o próprio Joceval Rodrigues, que assumiu recentemente na Casa Legislativa, e a vereadora de Salvador, Cris Correia (PSDB). 

PSD:

Com cinco parlamentares na Câmara dos Deputados, o PSD estima elevar essa bancada para até sete nomes. O otimismo dentro da sigla é tamanho que a expectativa é a de que todos eles tenham 100 mil votos ou mais. Além da reeleição de Sérgio Brito, Antônio Brito, 

Charles Fernandes (ex-prefeito de Guanambi), Otto Alencar Filho e Paulo Magalhães, a legenda estima que, para as duas vagas restantes, estão: Diego Coronel, Gabriel Nunes (filho do deputado licenciado José Nunes) e Oziel Oliveira (ex-prefeito de Luís Eduardo Magalhães).

Avante:

O partido Avante espera a reeleição do Pastor Sargento Isidório para mais uma legislatura na Câmara dos Deputados. Porém, a segunda vaga promete uma boa disputa. Atualmente ocupada pelo deputado federal Tito, o partido vem observando a ascensão da vereadora de Salvador, Débora Santana, que pode acabar tirando o congressista do páreo, assumindo o posto dele. Outro que vem performando e pode se dar bem é o deputado estadual Tum.

PDT:

O PDT é outra legenda que busca ampliar a sua bancada na Câmara dos Deputados, atualmente tendo apenas Félix Mendonça Júnior como representante. A expectativa é a de que sejam eleitos, no pleito de outubro, além de Félix, o ex-secretário municipal de Saúde, Léo Prates, e o ex-deputado federal, José Carlos Araújo.

PT:

Com oito deputados federais na bancada, a sigla também visa elevar o número de representantes na Câmara para pelo menos nove. Os que devem se reeleger são sete: Jorge Solla, Afonso Florence, Zé Neto, Waldenor Pereira, Valmir Assunção, Josias Gomes e Joseildo Ramos. As outras vagas restantes estão sendo disputadas pelas seguintes candidatas: Elisângela Araújo, Ivoneide Caetano, Denice Santiago e Marta Rodrigues.

PL:

Atualmente, o PL conta com dois nomes na Câmara dos Deputados, João Carlos Bacelar e João Roma (o último disputa a eleição para o Governo da Bahia). A expectativa é a de que, ainda se aproveitando da onda bolsonarista, a legenda reeleja João Carlos Bacelar e aumente a bancada com até mais dois nomes. Na briga por essas vagas estão: André Porciúncula, Alexandre Aleluia, Netinho, Roberta Roma e Capitão Alden.

Republicanos:

O Republicanos, atualmente, tem três representantes na Casa Legislativa: Alex Santana, Marcelo Nilo e Márcio Marinho. A expectativa é a de que os mesmos sejam eleitos, mantendo a bancada com a mesma quantidade. Porém, há outros três nomes que podem beliscar uma vaga em Brasília, ampliando o grupo ou até mesmo retirando um dos parlamentares do posto: a deputada estadual, Talita Oliveira; a vereadora de Salvador, Rogéria Santos e a empresária Tatiana Mandelli.

MDB:

Com Uldurico Júnior sendo o único representante da sigla na Câmara dos Deputados, o MDB estima acrescentar mais nomes nestas eleições, podendo chegar a três ou quatro congressistas. Um dos nomes mais fortes é do ex-prefeito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia.

PV:

O objetivo é reeleger o atual deputado federal Bacelar.

PSC:

O partido que já teve Abílio Santana como representante, mas atualmente não conta com nenhum nome, tenta voltar à Câmara dos Deputados, elegendo pelo menos um candidato. Além do próprio Abílio, estão na disputa Héber Santana e o ex-prefeito de Irecê, Luizinho Sobral.

Podemos:

Tendo Raimundo Costa como representante do partido na Câmara, o Podemos busca reelegê-lo na Casa Legislativa, na expectativa de poder ampliar a bancada. Neste sentido, dois nomes aparecem com mais força: Ana Rita Tavares e Sidninho.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp