Eleições / Eleições 2022

Bahia e mais quatro: veja estados onde lideram candidatos que não apoiam Lula ou Bolsonaro

Cinco dos maiores colégios eleitorais do país tem postulantes que não sinalizaram suporte a Lula ou Bolsonaro  |  Valter Pontes/Secom PMS

Publicado em 21/09/2022, às 16h04   Valter Pontes/Secom PMS   Redação BNews

Com a campanha eleitoral cada vez mais próxima do fim e as pesquisas de intenção de voto tendo uma periodicidade menor, chama a atenção que, nos dez maiores colégios eleitorais do país, o líder nos levantamentos feitos institutos de pesquisa é aquele candidato que não declarou, até agora, apoio ao ex-presidente Lula (PT) ou ao atual mandatário, Jair Bolsonaro (PT).

Os considerados "independentes" têm a dianteira na Bahia e em outros quatro estados, de acordo com o site O Antagonista: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará e Minas Gerais.

Na Bahia, apesar de vir diminuindo, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB) ainda tem uma boa diferença em relação ao segundo colocado, o ex-secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT).

No Rio Grande do Sul, quem lidera é Eduardo Leite (PSDB). O segundo colocado é o candidato bolsonarista Onyx Lorenzoni (PL). Em Santa Catarina, Carlos Moisés (Republicanos) - que se elegeu em 2018 na esteira bolsonarista - supera nomes como Décio Lima (PT) e Jorginho Mello (PL).

No Pará, Helder Barbalho (MDB) já subiu ao palanque de Lula, mas é o candidato de Simone Tebet (MDB) e deve vencer em primeiro turno com a maior margem do país. 

Por sua vez, em Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) disse que não apoia Lula, mas também ainda não declarou apoio a Jair Bolsonaro - o empresário, na tentativa de não perder votos, deve apenas se manifestar sobre a disputa nacional em um eventual segundo turno.

Vínculos favoráveis

Em outras unidades da Federação que também fazem parte do rol dos maiores colégios eleitorais do país, candidatos vinculados a Lula têm liderança nas pesquisas em duas delas.

Em São Paulo, Fernando Haddad (PT) está à frente de Tarcísio Freitas (Republicanos) e Rodrigo Garcia (PSDB). Já em Pernambuco,  Marília Arraes (Solidariedade) lidera sobre Danilo Cabral (PSB).

Por outro lado, nomes da esfera bolsonarista estão à frente em estado como o Rio de Janeiro, onde Cláudio Castro (PL) vem batendo Marcelo Freixo (PSB); no Ceará, Capitão Wagner (União) tem a dianteira sobre Roberto Cláudio (PDT) e Elmano Freitas (PT); no Paraná, com Ratinho Jr. (PSD) lidera com folga na disputa contra Roberto Requião (PT).

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Ceará Lula São Paulo minas gerais Rio de Janeiro Santa Catarina pesquisas ACM Neto Paraná Pernambuco Rio Grande do Sul Jair Bolsonaro bolsonaro Pará eleições 2022 Jerônimo Rodrigues

Leia também


ACM Neto confirma presença em debate de emissora de TV; saiba detalhes


Lula deve procurar "bolsonaristas arrependidos" caso seja eleito presidente; saiba nomes


Aluna de direito ofende colegas: "odeio Lula porque ele inventou o Fies e colocou um monte de desgraça na minha faculdade"