Eleições / Eleições 2022

Bolsonaro ameaça chamar Forças Armadas para fechar seções caso TSE o contrarie; entenda

Bolsonaro fez ameaça durante live na noite da última quarta-feira (28)  |  Foto: Reprodução/YouTube/Jair Messias Bolsonaro

Publicado em 29/09/2022, às 07h15   Foto: Reprodução/YouTube/Jair Messias Bolsonaro   Redação BNews

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, fez uma ameaça ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) durante sua live. O presidente afirmou que, em caso do Tribunal atender o pedido de uma entidade para proibir o uso de camisas da seleção brasileira de futebol ou outras vestimentas nas cores verde e amarela no dia da eleição, no domingo (2), ele irá acionar as Forças Armadas contra as seções que acatarem a eventual proibição.

"O que as Forças Armadas puderem garantir para vocês votarem de verde e amarelo, vai ser garantido. Eu determino, vou determinar às Forças Armadas, que vão participar das seguranças, qualquer seção eleitoral em que for proibido entrar com a camisa verde e amarelo, não vai ter eleição naquela seção", afirmou em live na noite da última quinta-feira (28).

Membros de entidades da sociedade civil que integram o Observatório de Transparência da Eleição pediram na última segunda-feira (26) ao presidente do TSE, Alexandre de Moraes, que leve ao plenário da Corte uma proposta de resolução para proibir o uso de camisetas da seleção brasileira por mesários.

Os autores da proposta teriam dito a Moraes que o uso das camisetas da seleção brasileiro por mesários pode gerar animosidade nas seções eleitorais do país, por causa do contexto de polarização excessiva e belicosidade entre as campanhas dos candidatos à Presidência.

PEDIDO DO PRESIDENTE BOLSONARO PARA QUE TODOS VOTEM DE VERDE E AMARELO pic.twitter.com/JehZvxpvRv

— Ezequiel Diniz🇧🇷 (@EzequielDiniz18) September 29, 2022

Na transmissão, Bolsonaro deu continuidade aos ataques contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e disse que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estaria conspirando a favor de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O TSE é presidido por Moraes.

"Tem interferência demais. Ele tá com medo de quê? Um mar de verde e amarelo? Vocês estão preocupados com um mar de verde e amarelo votando? Aparecer o nome do Lula ganhando, é isso TSE? É isso TSE? Essas medidas é para proibir isso aí? Eu tô convidando a todos voluntariamente votar com a camisa verde e amarelo", falou.

"Estamos numa democracia ou estamos no estado do Alexandre de Moraes? Tá com medo do quê? Que o mundo vai mostrar imagens do Brasil indo votar com verde e amarelo, e qual a preocupação, Alexandre? É que apareça o Lula ganhando no primeiro turno, é isso?".

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags política TSE Lula eleições ameaça camisa Jair Bolsonaro bolsonaro moraes Alexandre de Moraes live bolsonaro cor de camisa

Leia também


Moraes faz gesto de degola em sessão do TSE e bolsonaristas reagem


Saiba como Bolsonaro e Lula pretendem tratar o último debate antes da eleição