Eleições / Eleições 2022

Bolsonaro cresceu 13,9% em votos válidos no segundo turno, mas foi derrotado; veja levantamento

Bolsonaro foi derrotado para Luiz Inácio Lula da Silva  |  Foto: Isac Nóbrega/PR

Publicado em 31/10/2022, às 10h13   Foto: Isac Nóbrega/PR   Vinícius Dias

O presidente Jair Bolsonaro (PL) até conseguiu aumentar consideravelmente a sua votação em comparação com o primeiro turno, mas acabou sendo derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial. O petista vai para o seu terceiro mandato. Bolsonaro, por sua vez, é o primeiro na era democrática a não conseguir se reeleger.

O crescimento bolsonarista chama atenção. No primeiro turno, ele ficou com 43,20% dos votos válidos após fazer 51.072.345 de votos. Lula venceu a primeira etapa com 57.258.504 de votos, ou 48,43% dos votos válidos. Os números são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável pela apuração nas urnas.

 

Já em primeiro turno, os dois quebraram recordes: Bolsonaro foi o presidente em campanha de reeleição mais votado da história. Lula, com seus mais de 57 milhões de votos, se tornava ali o mais votado da história em primeiro turno.

A eleição do segundo turno foi apertadíssima, com pouco menos de 2% dos votos válidos separando os dois adversários, que voltaram a registrar votações expressivas. Lula fez 3.086.495 de votos a mais, um aumento de 5,3% em comparação ao primeiro turno. Ele venceu com 50,9% dos votos válidos.

Derrotado, Bolsonaro fez 7.134.009 de votos a mais, um aumento de 13,9% em comparação ao primeiro turno. Ele ficou com 49,1% dos votos válidos.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags política Lula eleições segundo turno Jair Bolsonaro bolsonaro primeiro turno eleições presidenciais votos lula votos bolsonaro

Leia também


Noruega toma decisão sobre ajuda ao Brasil após vitória de Lula


Crise pós-derrota? Bolsonaro e Michelle trocam unfollow no Instagram