Eleições / Eleições 2022

Castro tem 19%, Freixo, 13%, e Crivella, 10%, mostra pesquisa Ipec para o governo do RJ

Pesquisa do Ipec mostra as intenções de voto na disputa pelo governo do Rio de Janeiro  |  Luis Alvarenga/Governo do estado do Rio de Janeiro//Reprodução/ Instagram @marcelofreixo

Publicado em 21/07/2022, às 16h06   Luis Alvarenga/Governo do estado do Rio de Janeiro//Reprodução/ Instagram @marcelofreixo   Folhapress

Pesquisa do Ipec, contratada pela Associação Rio Indústria e divulgada nesta quinta-feira (21), aponta o governador Cláudio Castro (PL) com 19% das intenções de voto na disputa pelo governo do Rio de Janeiro, enquanto o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) tem 13%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos, eles estão tecnicamente empatados.

Em seguida, aparece o ex-prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella (Republicanos), com 10% das intenções de voto -ele empata com Freixo na margem de erro, mas não com Castro.
O ex-governador Anthony Garotinho (União Brasil) tem 6% e empata tecnicamente com Crivella. Garotinho desistiu oficialmente da pré-candidatura na última terça-feira (19), quando a pesquisa ainda estava em andamento.

O ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) registrou 5%; Cyro Garcia (PSTU), 4%; Eduardo Serra (PCB), 3%, e Coronel Emir Larangeira (PMB), 2%. Milton Temer (PSOL) e Paulo Ganime (Novo) aparecem com 1% das menções. Todos empatam tecnicamente entre si e com Garotinho, enquanto

Neves e Garcia também atingem o mesmo patamar de Crivella na margem de erro.
Esse é o resultado da pesquisa estimulada, quando os entrevistados recebem uma lista prévia com os nomes dos pré-candidatos.

O levantamento desta quinta não é comparável com a anterior realizada pelo mesmo instituto, pois a lista apresentada é diferente. Em maio, na última divulgação do Ipec sobre as eleições para o governo do Rio, Castro e Crivella tinham 16%, e Freixo, 15%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 19 de julho e entrevistou 1.008 pessoas. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95%, e o custo foi de R$ 88 mil. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número RJ-08610/2022.

PRIMEIRO TURNO

Cenário 1 - Estimulada
Cláudio Castro (PL): 19%
Marcelo Freixo (PSB): 13%
Marcelo Crivella (Republicanos): 10%
Anthony Garotinho (União Brasil): 6%
Rodrigo Neves (PDT): 5%
Cyro Garcia (PSTU): 4%
Eduardo Serra (PCB) - 3%
Coronel Emir Larangeira (PMB): 2%
Milton Temer (PSOL): 1%
Paulo Ganime (Novo): 1%
Brancos e nulos: 26%
Não sabe ou não respondeu: 11%

Cenário 2 - Estimulada (sem Crivella)
Cláudio Castro (PL): 20%
Marcelo Freixo (PSB): 14%
Anthony Garotinho (União Brasil): 9%
Rodrigo Neves (PDT): 6%
Cyro Garcia (PSTU): 4%
Eduardo Serra (PCB): 4%
Coronel Emir Larangeira (PMB): 2%
Milton Temer (PSOL): 1%
Paulo Ganime (Novo): 1%
Brancos e nulos: 29%
Não sabe ou não respondeu: 10%

SEGUNDO TURNO
O Ipec também mediu um cenário de segundo turno entre Castro e Freixo, no qual os pré-candidatos também empatam na margem de erro:
Cláudio Castro (PL): 34%
Marcelo Freixo (PSB): 33%
Brancos e nulos: 24%
Não sabe ou não respondeu: 9%

SOBRE O INSTITUTO
O Ipec foi fundado em fevereiro de 2021 por ex-executivos do Ibope, que encerrou suas atividades em janeiro por conta do fim de um acordo de licenciamento da marca após 79 anos. O Ipec aborda entrevistados em suas casas, localizadas em áreas estabelecidas conforme distribuição do eleitorado brasileiro.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidade

Classificação Indicativa: Livre


Tags governador eleições Rio de Janeiro pesquisa marcelo crivella Marcelo Freixo bnews Cláudio Castro

Leia também


Mulher pula de ônibus para escapar de assalto em Salvador


Torcedor do Flamengo vaia Bolsonaro no estádio e presidente tem reação inusitada; confira


Após serem exonerados, funcionários da prefeitura de Araci vão a delegacia alegando invasão de privacidade