Eleições / Eleições 2022

Coordenação de segurança de Lula ficará a cargo de delegado que investigou PCC

Campanha de Lula à presidência e a Polícia Federal tomaram decisão conjunta acerca do nome  |  Ricardo Stuckert/PT

Publicado em 04/07/2022, às 20h09   Ricardo Stuckert/PT   Redação BNews

A Polícia Federal (PF) e a campanha do pré-candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bateram o martelo sobre quem será o chefe da segurança do petista durante a jornada: o delegado Alexsander Castro Oliveira.

De acordo com o jornal O Globo, Oliveira esteve à frente da operação Caixa Forte, deflagrada em 2020 e que investigou diversos crimes relacionados a uma das maiores facções do crime organizado do Brasil, o PCC (Primeiro Comando da Capital).

Além dele, a equipe de segurança do petista contará com o também delegado Andrei Rodrigues, que desempenhará a função de “ponto focal”, ou seja, ele terá como base a sede da campanha e fará a interlocução com a PF.

O delegado chefiou a segurança de Dilma Rousseff na campanha de 2010 e, depois disso, foi escolhido para chefiar a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, a exemplo da Copa do Mundo de 2014.

Os nomes das equipes da PF responsáveis pela segurança dos candidatos foram oficializados nesta segunda-feira, em boletim interno do órgão.

Outros nomes

Ainda de acordo com a PF, o delegado Maurício Moscardi, que atuou na Lava-Jato de Curitiba, será o responsável pela segurança de Luciano Bivar (União Brasil).

Escolhido para coordenar a segurança campanha de Simone Tebet (MDB), o delegado Mario Paulo Machado Lemes Botta Nomoto já atuou na Superintendência da PF em Mato Grosso do Sul, passando por funções como chefe da delegacia de repressão a crimes contra o meio ambiente e patrimônio histórico.

Por sua vez, o responsável pela chefia da segurança de Ciro Gomes (PDT) será o delegado Bruno Rodrigues dos Santos.

No caso da campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), a segurança fica sob responsabilidade do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), órgão vinculado ao Palácio do Planalto.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula presidente polícia federal segurança presidência ciro gomes Jair Bolsonaro bolsonaro luciano bivar eleições 2022 simone tebet

Leia também


Mulher cai de moto após ser atingida por coco


Pelo menos 20 estados anunciaram a redução do ICMS sobre combustíveis


Globo diz que Encontro continua com mesmo formato e uma apresentadora titular