Eleições / Eleições 2022

IFP: ACM Neto lidera mesmo com apoio de Lula; veja números

Pesquisa publicada pelo IFP colocou ACM Neto liderando com folga em dois cenários  |  Foto: Divulgação

Publicado em 04/08/2022, às 06h37 - Atualizado às 06h45   Foto: Divulgação   Vinícius Dias

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto França Pesquisas (IFP), de Sergipe, e divulgada na manhã desta quinta-feira (4) trouxe boas notícias para o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil): ele lidera o levantamento com folga em cenário espontâneo e também com Jerônimo Rodrigues (PT) apoiado pelo presidente Lula (PT) no cenário.

A pesquisa ouviu 1213 pessoas por telefone entre os dias 18 e 28 de julho de 2022. Registrada no TRE-BA sob o número de registro BA-01705/2022, o levantamento tem margem de erro de 3 pontos percentuais e 95% de confiabilidade.

No primeiro cenário estimulado, sem apoios, ACM Neto aparece liderando com 53%, contra 12% de Jerônimo Rodrigues. Há quase um empate técnico entre João Roma (PL) e o petista: o ex-ministro da Cidadania aparece com 8%, em terceiro lugar.

Uma outra novidade é que Giovani Damico (PCB) aparece à frente de Kleber Rosa (PSol) pela primeira vez. Os dois estão empatados tecnicamente, no entanto. Confira os números completos no final do texto.

Indecisos somaram 18%, enquanto brancos e nulo totalizaram 5% das intenções de voto registradas na pesquisa.

O cenário que pode preocupar o PT é o que aparece com apoios. ACM Neto aparece como independente liderando com 44,95% enquanto Jerônimo, com Lula (PT), segue no segundo lugar com 23,86%. O ex-secretário de educação segue aumentando seus números quando tem seu nome vinculado ao ex-presidente.

Colado com Bolsonaro, Roma tem oscilação positiva um pouco acima da margem de erro e chega a 13,89% - vendo a distância para Jerônimo ser ampliada quando seu nome é colado ao de seu principal cabo eleitoral.

PESQUISA IFP: CENÁRIO ESTIMULADO SEM APOIOS

PESQUISA IFP: CENÁRIO ESTIMULADO COM APOIOS

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula pesquisa ACM Neto Jair Bolsonaro João Roma eleições 2022 Jerônimo Rodrigues giovani damico kleber rosa eleições da bahia candidatos bahia pesquisa ifp apoios eleições jerônimo lula cenário estimulado

Leia também


Vice de ACM Neto: Zé Ronaldo ganha apoio de quarto partido


Aliado de Rui Costa ironiza situação de Marcelo Nilo e ataca ACM Neto: "Extermina adversários políticos do avô"