Eleições / Eleições 2022

Jair Bolsonaro quer mudança no Judiciário caso reeleito; entenda

Presidente Jair Bolsonaro (PL) quer ampliar influência no Judiciário se reconduzido ao cargo  |  José Dias/PR

Publicado em 11/09/2022, às 12h14   José Dias/PR   Redação BNews

O presidente Jair Bolsonaro (PL) quer ampliar a influência dele no Poder Judiciário caso seja reconduzido ao cargo após as eleições de outubro. O objetivo é realizar modificações na principal Corte do país, o Supremo Tribunal Federal (STF).

O mandatário planeja, conforme o colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, ressuscitar a ideia de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para aumentar o número de ministros do Supremo - atualmente, o total é de 11. Em 2018, esta ideia já era cogitada por Bolsonaro, que nunca teve força para levá-la à frente.

A matéria elevaria para 15 o número de magistrados na Corte. Dessa maneira, o presidente seria responsável por mais indicações e teria, na visão dele, aliados para formar maiorias em votações do interesse presidencial.

Assim, ele faria seis nomeações em um eventual segundo governo: quatro novos e os dois que substituirão Ricardo Lewandowski e Rosa Weber. Estes se somariam as outras duas indicações já feitas pelo liberal, neste governo André Mendonça e Kássio Nunes Marques.

O STF é visto pelo presidente como o principal empecilho para levar à frente mudanças que considera importantes no governo dele, e para conseguir governar sem que as decisões do mandatário ou de aliados no Congresso sejam questionadas.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags presidente stf pec Jair Bolsonaro bolsonaro André Mendonça Ricardo Lewandowski Rosa Weber eleições 2022 kássio nunes

Leia também


Funcionário de supermercado na Calçada é acusado de importunar sexualmente criança de 11 anos


Cristina Kirchner: Polícia argentina ganha reforço nas investigações de atentado; saiba de quem


Aeroporto de Feira de Santana ganha cinco novos voos semanais da Azul Linhas Aéreas