Eleições / Eleições 2022

Lula quer levar debate sobre 'orçamento secreto' para campanha eleitoral

De acordo com coluna, objetivo seria pressionar o Congresso Nacional a abandonar o modelo de repasse de verbas federais para parlamentares  |  Lula - Ricardo Stuckert

Publicado em 15/04/2022, às 17h47 - Atualizado às 17h59   Lula - Ricardo Stuckert   Redação

Pré-candidato ao Palácio do Planalto, o ex-presidente Lula (PT) quer levar o debate sobre o "orçamento secreto" para a campanha eleitoral deste ano. A informação é da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles.

O objetivo, de acordo com petistas, seria pressionar o Congresso Nacional a abandonar o modelo de repasse de verbas federais para parlamentares na próxima legislatura.

O assunto foi debatido por Lula com deputados federais do PT em uma reunião na noite da última terça-feira (12), em Brasília. Segundo a publicação, parlamentares presentes no encontro relataram que o ex-presidente já tem um esboço de como abordar o tema.

Leia também: Lula precisa 'fazer aceno a evangélicos' e 'falar mais de família', defende Rui

A ideia seria mostrar à população a necessidade de retomar grandes investimentos públicos, com capacidade de gerar empregos. Algo que, na visão do líder petista, seria inconcebível tendo grande parte do orçamento comprometido com emendas parlamentares.

A avaliação do PT é de que as emendas são normalmente utilizadas para bancar obras e benefícios "menores" nos municípios, com capacidade menor de geração de empregos.

“Ele (Lula) disse que é um absurdo essa história do orçamento secreto. Um absurdo não ter qualquer tipo de transparência, uma execução que ninguém sabe quem indicou, qual o critério do repasse”, afirmou o deputado Alexandre Padilha (PT-SP).

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre


Tags parlamentares debate pt Lula eleições congresso nacional Partido dos Trabalhadores emendas bnews orçamento secreto

Leia também


Aliados de Moro defendem que ele deixe de ser candidato se não for à Presidência


Paulinho da Força se incomoda com vaias e diz que PT precisa cuidar melhor de aliados


Tebet precisa intensificar campanha até 18 de maio, dizem aliados