Eleições / Eleições 2022

Lula quebra o silêncio sobre Carla Zambelli e até faz comparação com Marina Silva; veja o que ele disse

Lula chegou à Escola Estadual Dr. Firmino Correia de Araújo por volta das 9h, ao lado do ex-governador Geraldo Alckmin  |  Danilo M Yoshioka / Futura Press / Folhapress

Publicado em 30/10/2022, às 10h47 - Atualizado às 10h47   Danilo M Yoshioka / Futura Press / Folhapress   Cadastrado por Téo Mazzoni

O candidato à presidência da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), exerceu seu direito de voto na manhã deste domingo (30), em São Bernardo do Campo (SP). O ex-presidente chegou à Escola Estadual Dr. Firmino Correia de Araújo por volta das 9h, ao lado do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice.

Estavam presentes, acompanhando o candidato do PT, o ex-ministro Fernando Haddad (PT), candidato ao governo de São Paulo, a esposa Janja da Silva e os deputados eleitos Marina Silva (Rede-SP), Guilherme Boulos (PSOL-SP) e André Janones (AV-MG).

O colégio eleitoral é o local que Lula vota desde a década de 80 (1989), primeira eleição direta desde a ditadura militar.

No momento que saía da seção elitoral, o candidato comentou com os jornalistas presentes no local sobre a deputada federal reeleita Carla Zambelli (PL-SP), que neste sábado (29) apontou uma arma para um homem negro em um bairro nobre de São Paulo, o Jardins. 

Lula afirmou que a cena é "grotesca". "O que nós vimos ontem, mostrado por uma deputada, é o Brasil que nós não queremos".

"Nós estamos lutando para viver em um país civilizado, onde as pessoas se respeitem, onde uma deputada não precise andar armada e saia correndo atrás do cidadão. Foi uma cena grotesca no dia das eleições em que as pessoas não podiam andar armadas" afirmou.

Na filmagem, a deputada atravessou a rua e entrou em um bar com uma pistola empunhada. Zambelli afirmou ter sido agredida e empurrada pelo homem, o jornalista Luan Araújo.

"Não é civilizado isso. É uma demonstração de uma força, de uma ignorância, de falta de respeito e de democracia", completou.

Lula ainda lembrou o caso de Marina Silva. A deputada eleita foi violentada verbalmente enquanto jantava em um restaurante em Belo Horizonte, durante uma viagem junto à comitiva petista. "Ela foi para a delegacia, ela procurou a justiça", disse o ex-presidente, fazendo um comparativo entre as parlamentares.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags pt Lula turismo Luiz Inácio Lula da Silva urna Geraldo Alckmin bnews bnews turismo Escola Estadual Dr. Firmino Correia de Araújo

Leia também


Acusada de maltratar fã, Anitta se livra de processo de fraude. Entenda!


Sobe para 151 o número de mortos em festa de Halloween em Seul


Pesquisa Ipec: Lula consolida liderança contra Bolsonaro na véspera da eleição; veja números