Eleições / Eleições 2022

Nikolas Ferreira sofre derrota para Lula no TSE; entenda

Presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, mandou retirar publicação de Nikolas Ferreira (PL-MG) fazendo acusações a governos petistas  |  Joilson César/BNews

Publicado em 27/10/2022, às 18h56 - Atualizado às 19h07   Joilson César/BNews   Cadastrado por Yuri Abreu

O deputado federal mais votado do Brasil nas últimas eleições, Nikolas Ferreira (PL-MG), sofreu uma derrota para o candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, mandou retirar do ar uma publicação do vereador de Belo Horizonte, que acusou o governo petista de ter desviado R$ 242 bilhões de investimentos na saúde.

O vídeo (veja abaixo) foi postado na terça-feira (25) e tenta, segundo O Antagonista, associar à pandemia o que supostamente teria sido desviado durante as administrações petistas. 

“Será que chamar o presidente Bolsonaro de genocida não é uma forma de desviar a sua atenção?”, questiona Ferreira no vídeo.

 

Na decisão, Moraes repetiu uma afirmação comum em suas decisões: “Liberdade de expressão não é liberdade de agressão“. A pena, em caso de descumprimento da ação, é de R$ 100 mil.

“O teor do vídeo, também neste ponto, é resultante de grave descontextulização de frase do candidato, com a nítida finalidade de desqualificar o candidato perante o eleitorado, mediante a afirmação, destituída de base fática, de que não se preocupou com a educação em suas gestões”.

Classificação Indicativa: Livre


Tags TSE Lula Jair Bolsonaro Alexandre de Moraes Nikolas Ferreira

Leia também


Presidente do PT-BA acusa ACM Neto de "comprar" jingle de Jerônimo Rodrigues; entenda a polêmica


Datafolha: Bolsonaro segue na frente de Lula no quesito rejeição; veja números


Datafolha/Presidente: Jair Bolsonaro volta a ficar distante de Lula; veja números