Eleições / Eleições 2022

PT já tem alvo caso bolsonaristas decidam atacar Janja na campanha

Petistas estão a espera de investidas de bolsonaristas contra a esposa do ex-presidente Lula (PT)  |  Rovena Rosa/Agência Brasil

Publicado em 14/08/2022, às 08h56   Rovena Rosa/Agência Brasil   Redação BNews

Após o grupo que cuida da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) ter a ideia de realizar ataques na televisão contra Janja, mulher do ex-presidente Lula (PT), os petistas já anunciaram que pretendem realizar o revide. E o alvo já foi escolhido.

Trata-se da primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, esposa de Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o portal Metrópoles, isso ocorrerá não apenas porque e Fabrício Queiroz, o administrador da rachadinha no gabinete do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), depositou em sua conta dinheiro mal explicado até hoje. A história de Michelle e da família já foi vasculhada.

Do lado bolsonarista, a ideia é explorar imagens da socióloga Rosângela da Silva, ligando ela as religiões de matriz africana. Isso teria o potencial de afetar negativamente o eleitorado evangélico, especialmente as mulheres.

Uma imagem, em especial, caiu "como uma bomba" no grupo mais próximo do presidente, segundo um de seus integrantes relatou à coluna Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

É a fotografia em que Janja aparece de branco ao lado de imagens como a de Xangô, um dos orixás da Umbanda e do Candomblé. Ao postar a imagem no Twitter, ela escreveu: "Saudades de vestir branco e girar, girar, girar...".

Integrantes do governo, segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, acreditam que a imagem tem o potencial de desgastar Lula no eleitorado evangélico - muitos sacerdotes não veem com bons olhos as religiões de matriz africana. Há pastores que incentivam o preconceito e atacam abertamente essas crenças.

Além disso, na última terça-feira (9), Michelle Bolsonaro compartilhou um vídeo no Instagram em que Lula participa de uma cerimônia de candomblé na Assembleia Legislativa da Bahia.

As imagens associam a religião às "trevas". Michelle escreveu na legenda: "Isso pode né! Eu falar de Deus, não!".

A reação foi imediata, e a primeira-dama foi acusada de incentivar um discurso preconceituoso e de ódio, desrespeitando crenças diferentes da dela.

Janja já reagiu nas redes sociais à guerra religiosa ensaiada pelo bolsonarismo.

No mesmo dia da postagem de Michelle, ela escreveu no Twitter: "Eu aprendi que Deus é sinônimo de amor, compaixão e, sobretudo, de paz e de respeito. Não importa qual a religião e qual o credo. A minha vida e a do meu marido sempre foram e sempre serão pautadas por esses princípios".

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula presidente Jair Bolsonaro bolsonaro eleições 2022 Michelle bolsonaro janja

Leia também


Casal de empresários ostentava vida de luxo com venda de pacotes de turismo falsos


João Roma 'bate boca' com André Janones, apoiador de Lula, em rede social; veja provocações


Pais de pets também são pais? Homens revelam benefícios da relação com o animal