Eleições / Eleições 2022

Com um pé no Avante, Tum participa de convenção nacional do partido

Ainda no PSC, deputado estadual Tum deve ser um dos três ou quatro candidatos do Avante à Câmara Federal  |  Divulgação

Publicado em 01/02/2022, às 17h35 - Atualizado às 17h50   Divulgação   Redação

Provável candidato à Câmara pelo Avante, o deputado estadual Tum, ainda no PSC, esteve presente na cerimônica de lançamento da pré-candidatura do deputado federal André Janones à Presidência da República. A convenção nacional do partido foi realizada neste fim de semana, no Recife.

O ex-comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Anselmo Brandão, também participou do evento partidário.

O militar é mais um convidado pelo presidente estadual do Avante, Pastor Sargento Isidório, a ingressar na legenda e é cotado a se lançar a deputado federal.

"Temos essa possibilidade e temos, sem dúvidas, condições de montar uma chapa capaz de aumentar a musculatura do Avante na Bahia. Além de meu nome, a legenda poderá contar com outros candidatos, a exemplo do já deputado federal Tito e do Coronel Anselmo. Teremos ainda candidatos a Assembleia, como o sindicalista da construção pesada, Irailson Gazo, que também pode se juntar ao projeto", afirma Tum.

O cálculo inicial do Avante na Bahia é eleger entre três e quatro nomes à Câmara dos Deputados e outros três para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Migração

O deputado estadual Tum está com um pé no Avante desde junho do ano passado, quando recebeu o convite de filiação feito por Isidório. A tendência é que a migração se concretize na próxima janela partidária, em março.

Conforme apurado à época pelo BNews, o movimento recebeu a benção do governador Rui Costa (PT). A atuação do parlamentar no norte da Bahia é vista como estratégica pelo grupo governista, na tentativa de frear o avanço da oposição na região. O irmão de Tum, Wilker Torres (PSB), é prefeito da cidade de Casa Nova.

Eleito para uma cadeira na AL-BA pela primeira vez em 2018, pelo PSC, partido da oposição, Tum acompanha a bancada governista desde o início do mandato. O deputado também já foi cortejado pelo PP, do vice-governador João Leão.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags Câmara candidatura deputado Pastor Sargento Isidório bnews avante coronel Anselmo Brandão tum André Janones

Leia também


PodZé: Isidório diz que deputado estadual está sendo ameaçado; assista


CPI da Coelba: ‘A quem interessa me ver fora da relatoria?’, questiona deputado Tum


AL-BA: Deputado consegue assinaturas e pede CPI contra Coelba