Eleições / Eleições 2022

TCU nega apuração paralela das eleições ao focar em urnas; veja

Tribunal de Contas União (TCU) fará auditoria em urnas no primeiro turno das eleições  |  Abdias Pinheiro/TSE/Divulgação

Publicado em 16/09/2022, às 18h05   Abdias Pinheiro/TSE/Divulgação   Redação BNews

O Tribunal de Contas da União (TCU) negou que fará uma apuração paralela das eleições ao focar nas urnas. A entidade vai auditar, no primeiro turno do pleito deste ano, em 2 de outubro, 4.161 delas. 

A inspeção, de acordo com a coluna Radar da Revista Veja, é parte de uma série de outras feitas desde o ano de 2020 pelo órgão nos equipamentos de votação.

O ministro Bruno Dantas, presidente da Corte federal, afirmou que o resultado das últimas três aferições feitas por auditores fiscais de controle externo do TCU indicou que o sistema é “auditável, confiável e transparente”.

O órgão ressaltou que os servidores do Tribunal irão checar a integridade dos boletins de urna impressos pelos equipamentos ao final da votação e que são fundamentais para a contabilização dos votos e a recontagem posterior, se for o caso.

A verificação será feita em urnas de todas as capitais dos estados e no Distrito Federal. Os auditores vão comparar as vias impressas pelos equipamentos com as informações divulgadas no sistema do TSE na rede. 

A Corte de Contas irá ainda acompanhar o trabalho da Justiça Eleitoral até a divulgação do resultado final das eleições deste ano.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags TSE tcu urnas eletrônicas eleições 2022

Leia também


Bahia finaliza leilão da concessão do Parque Estadual Serra do Conduru


ACM Neto tenta conseguir votos em cidade natal de Jerônimo Rodrigues


Suspeito de matar marido de assistente social na frente das filhas é preso