Eleições / Eleições 2022

VÍDEO: Jair Bolsonaro ataca nordestinos e culpa PT por cenário educacional na região

Presidente Jair Bolsonaro (PL) deu declaração em live realizada nesta quarta-feira (5)  |  Reprodução/Agência Brasil

Publicado em 05/10/2022, às 20h55 - Atualizado às 20h56   Reprodução/Agência Brasil   Redação BNews

Em sua tradicional live semanal, desta vez realizada nesta quarta-feira (5), o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a atacar os nordestinos e culpou o PT, do ex-presidente Lula, pelo cenário educacional na região.

A crítica do liberal aconteceu no mesmo dia em que foi divulgada a primeira pesquisa do Ipec, relacionada ao segundo turno da eleição presidencial, em que o chefe do Executivo federal aparece atrás do petista por 51% a 43%.

Bolsonaro afirmou, durante a transmissão (veja vídeo abaixo), que o adversário só teve o bom desempenho na região devido as taxas de analfabetismo na população nordestina.

Na ocasião, ele citou uma reportagem da CNN, na qual Lula saiu vencedor em 9 dos 10 estados com a maior taxa de analfabetismo para embasar o argumento dele.

"Você sabe quais são os estados? Do 'nosso' Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta (...) Outros dados econômicos agora também são inferiores aos de outras regiões, porque esses estados do Nordeste estão há 20 anos sendo administrados pelo PT", disse Jair Bolsonaro.

"Onde a esquerda entra, leva ao analfabetismo, leva a falta de cultura, leva ao desemprego, leva a falta de esperança. É assim que age a esquerda no mundo tudo", completou o mandatário.

🚨 URGENTE: Bolsonaro acaba de chamar todo o Nordeste de analfabetos e diz que as altas taxas de analfabetismo são culpas do PT.

O Nordeste teve 7 das 10 notas 1000 do Enem 2022.#Eleicoes2022 pic.twitter.com/GaGxcUlkZL

— POPTime (@siteptbr) October 5, 2022

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Nordeste Lula analfabetismo Jair Bolsonaro eleições 2022

Leia também


Temer manda avisar que não decidiu apoiar Bolsonaro, diz ex-ministro Moreira


'Coloquem a mim na fogueira santa', diz Zambelli sobre Bolsonaro e Michelle na maçonaria


Ipec: Lula sai na frente de Bolsonaro no segundo turno; veja números