Eleições

Aliado de Rui, PDT joga responsabilidade de aliança com Bruno Reis para Carlos Lupi

Presidente nacional do PDT virá a Salvador para selar aliança com o DEM  |  

Publicado em 28/08/2020, às 21h12      Henrique Brinco

O PDT na Bahia vai mesmo permanecer na base do governador Rui Costa (PT). Ainda assim, a sigla quer apoiar o pré-candidato Bruno Reis (DEM) em Salvador. Essa informação foi confirmada ao BNews por duas fontes importantes de dentro da sigla pedetista, em condição de anonimato. 

O presidente nacional Carlos Lupi deve desembarcar na capital baiana em breve para finalizar a articulação. Os pedetistas argumentam que os dois principais partidos da base de Rui (PSD e PP) também coligarão com o DEM em vários municípios do interior da Bahia. Ou seja, a imposição na capital, na visão deles, não faz o menor sentido.

Procurado, o presidente estadual Félix Mendonça Jr. também confirmou que o partido continua na base petista - mas afirmou que a Executiva Nacional será a responsável por arrematar a aliança na cidade. "Em Salvador, a decisão estatutariamente é da Nacional, que ainda virá a Salvador para a decisão e divulgação", declarou, para a reportagem, negando ainda qualquer pretensão de sair candidato em uma chapa própria.

Segundo interlocutores, a participação de Lupi na articulação soteropolitana tem um motivo: isentar o próprio Félix e demais pedetistas baianos de qualquer mal-estar com Rui. Lupi também tem o poder de vetar ou avalizar alianças entre PDT e PT na esfera nacional e responder a qualquer eventual pressão do Palácio de Ondina. O acordo entre o DEM e o PDT em Salvador foi selado entre o presidente nacional democrata ACM Neto e do presidenciável Ciro Gomes com vistas em 2022, quando o herdeiro carlista sairá como candidato ao Governo do Estado e dará palanque local ao cearense na corrida pelo Palácio do Planalto.

Ainda questionado pela reportagem, Félix também nega os rumores de que teria sido pressionado por Rui a não apoiar Bruno sob ameaça de o PDT perder postos na gestão estadual. "Depois da última vinda de Lupi, presidente do PDT nacional, ainda não estive com o governador Rui. Então, não teve pressão ou descompressão. Vi uma nota dizendo que tomei um café da manhã, este café não aconteceu nem por telefone", ironizou.

Classificação Indicativa: Livre


Tags pt dem Félix Mendonça Jr. Rui Costa Carlos Lupi PDT eleições 2020