Entretenimento

Banda do Ilê Aiyê faz denúncia grave de racismo em famoso restaurante de Salvador

Denúncia foi feita através das redes sociais da banda, que acusa dona do estabelecimento de racismo  |  Divulgação/Ilê Aiyê

Publicado em 30/11/2023, às 16h24 - Atualizado às 16h33   Divulgação/Ilê Aiyê   Douglas Santana

Através das redes sociais, a banda do Ilê Aiyê - Band’Aiyê, relatou ter sofrido racismo em um restaurante localizado em Salvador. Na ocasião, o grupo realizaria uma apresentação musical no Espaço Bistrot Trapiche Adega, que fica no bairro do Comércio.

Na denúncia feita pela Band’Aiyê, a proprietária do Bistrot Trapiche Adega, Vivianne Mendonça, pediu que os componentes da banda se retirassem da sala onde estavam se arrumando, sob a justificativa de que era um local com “coisas de valor”.

Além disso, relatos afirmam que a dona do espaço solicitou que uma funcionária do Bistrô permanecesse na entrada da sala, com a porta aberta.

Fomos tratados como ladrões e não artistas que estavam ali para realizar um trabalho. [...] É inadmissível que esse tipo de coisa continue acontecendo na nossa cidade. Alguns brancos e brancas dessa cidade precisam entender que ser negro ou negra não é sinônimo de ser ladrão ou ladra. Fomos feridos na alma e esperamos que atos como esse deixem de acontecer em nosso país”, diz o grupo, nas redes sociais.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador denúncia racismo Ilê Aiyê novembro negro Espaço Bistrô Trapiche Adega

Leia também


Médico é condenado a pagar indenização por racismo após filmar funcionário acorrentado


Após Ludmilla expor caso de racismo, Thiago Gagliasso puxa coro vaiando artista: 'Fora!'


Fotógrafo do Vitória é vítima de racismo em Chapecó


Contratação de condenados por racismo em cargos públicos é proibida na Bahia