Entretenimento

Grupo afro-baiano Aguidavi do Jêje lança disco com participação de Gilberto Gil

Álbum homônimo do Aguidavi do Jêje conta com sete faixas autorais gravadas ao vivo no Terreiro de Bogum, em Salvador  |  

Publicado em 28/11/2023, às 11h55      Cadastrado por Beatriz Araújo

A gravadora carioca Rocinante lança, nesta quinta-feira (30), o disco de estreia do grupo Aguidavi do Jêje. O single Violão de Cabaça, com participação especial de Gilberto Gil, chega às principais plataformas de áudio no dia 16 de novembro. Em sete faixas, o álbum leva o nome do grupo liderado por Luizinho do Jêje, músico nascido e criado no Terreiro de Bogum, em Salvador.

Considerado um gênio dos atabaques, Luizinho já foi percussionista do Quinteto Letieres Leite, Olodum, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Margareth Menezes, Gilsons, Daniela Mercury, Mateus Aleluia, Virgínia Rodrigues e Orkestra Rumpilezz.

O álbum foi gravado ao vivo no Terreiro do Bogum, localizado no bairro Engenho Velho da Federação. O Terreiro é uma das mais antigas casas de candomblé do Brasil e protege, até hoje, a tradição e subjetividade Jêje. Da tradição oral, conta-se que os integrantes do Bogum apoiaram e deram abrigo aos rebeldes da Revolta dos Malês, em 1835, a maior revolta urbana de escravizados que ocorreu no país.

O cantor Gilberto Gil marcou participação na faixa “Violão de Cabaça”, escolhida como single de estreia. “Luizinho do Jêje, um dos ogãs mais importantes dessa nova geração na Bahia. Fez um disco agora, me chamou pra participar, eu fui com muito prazer. Enfim… Luizinho do Jêje, grande figura!”, comentou o artista.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador entretenimento Gilberto Gil bnews grupo afro Aguidavi do Jêje

Leia também


Novembro Negro: Mortalidade materna de mulheres pretas é mais que o dobro que de brancas, aponta estudo


Novembro Negro: Aeroporto de Salvador celebra a cultura negra com a Ocupação AeroCultural