Entretenimento

Harmonia do Samba completaria 30 anos em 2023; conheça a história da banda que chegou ao fim

A banda que chegou ao fim após anúncio do cantor Xanddy de que seguirá em carreira solo  |  Divulgação

Publicado em 15/09/2022, às 08h35   Divulgação   Tiago Di Araujo

Os torcedores, como são carinhosamente chamados os fãs da banda Harmonia do Samba, foram pegos de surpresa nesta quarta-feira (14). O cantor Xanddy anunciou o fim do grupo, que dará espaço a um projeto com seu nome à frente, em uma espécie de carreira solo, passando a se chamar 'Xanddy Harmonia'.

A decisão foi anunciada pelo artista em seu perfil oficial do Instagram, onde ele destacou a dificuldade da medida. "Por razões das mais diversas ordens se fez necessário algumas tomadas de deciões, sendo essa a mais difícil. A partir do dia 01/10/2022, seguirei como Xanddy Harmonia. Deixo claro que esse não é um fim, mas sim o início de um novo ciclo para todos nós" afirmou.

Vídeo: Xanddy anuncia fim da banda Harmonia do Samba: "Decisão mais difícil" pic.twitter.com/7qusYcwB1u

— BNews (@bnews_oficial) September 14, 2022

A mudança é semelhante à já adotada por outros artistas no cenário da música nacional e baiana. Um dos exemplos é o cantor Péricles, carinhosamente chamado de Pericão, que encerrou as atividades do grupo Exaltasamba. Na Bahia, mais precisamente no axé, Durval Lélys fez o mesmo com a histórica Asa de Águia.

Para os fãs do Harmonia, que agora devem seguir Xanddy solo, não deve mudar muita coisa, até pelo fato de boa parte da banda continuar com o cantor. Mas, para história da música baiana é algo que fará diferença já que o grupo estava prestes a completar 30 anos de história.

 

Conheça a história do Harmonia do Samba

Apesar de Xanddy ser o rosto da banda, não foi com ele que tudo começou. Os primeiros passos do grupo que revolucionou o pagode baiano foi dado pelo baterista Roque Cézar, que reuniu amigos para fazer um som depois de apelar à sua mãe por uma bateria, isso lá em 1993.

Desde então, passou a ensaiar na varanda da casa de Dona Graça, a sua mãe, na rua da Glória, no bairro da Capelinha, em Salvador. Inicialmente, o ritmo do Harmonia era o samba mesmo, músicas de grupos famoso, como Fundo de Quintal, por exemplo.

Entre os amigos, o baixista Bimba, hoje chamado de Mestre Bimba e que segue com Xanddy, que passou a assumir a direção musical da banda, assim como a compor os arranjos e músicas. Nos primeiros anos, durante a formação da identidade musical, foram integrados instrumentos como cavaquinho, teclados e naipes.

Cinco anos depois, em 1998, aconteceu o que mudaria para sempre a história do grupo. Manuel Alexandre Oliveira da Silva, até então cantor da banda Gente da Gente, assumiu os vocais, finalizando o que passaria a ser a formação da banda por longos anos.

Reprodução / Mercado Livre

 

Os primeiro sucessos começaram a surgir em seguida. No mesmo ano, a banda emplacou o hit “Nova Dança”, mais conhecida como“Pescocinho”. Logo depois, a música "Neném" fez com que o Harmonia do Samba fosse cotada para grandes shows em Salvador e diversas cidades da Bahia.

No ano seguinte, o grupo baiano começou a chamar atenção da música nacional após um show de encerramento das apresentações das bandas Kid Abelha e Pimenta N'Ativa, que aconteceu no Wet'n Wild. O fato do público, praticamente em sua totalidade, aguardar a banda subir ao palco mesmo como última atração, ligou o alerta de que o sucesso estava por vir.

No mesmo ano, em 1999, Harmonia gravou o primeiro CD, em um show ao vivo, apresentou outros hits como "Agachadinho" e "Elevador". O segundo álbum também conquistou o público, com sucessos como "Paradinha" e "O Rodo", o que passou a colocar a banda em outro patamar da música baiana.

Os anos seguintes foram só de evolução. Xanddy conquistou prêmios como cantor revelação, assim como a banda, até o título de 'melhor cantor do Carnaval de Salvador', o que se repetiu diversas vezes. Em 21 CDs, o grupo acumula sucessos que marcaram época, entre eles "Overdose de Carinho", "Tira a Mão do Bolso", "Peneira", "Destrambelhada", "Mata Papai", "Ficou de Mal", "Deslizando", "Quebra e Samba", "Batifun", "Samba Merengue", "Comando", "Selo de Qualidade" entre outros.

 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Harmonia do Samba pagode axé Xanddy bnews pagode baiano Música Baiana xanddy harmonia fim harmonia do samba história harmonia do samba cantor xanddy

Leia também


Luva de Pedreiro explica decisão de encerrar carreira e revela feito histórico; assista


Apontada como affair de craque brasileiro, miss é presa na Espanha


Vídeo: Xanddy anuncia fim da banda Harmonia do Samba: "Decisão mais difícil"