Entretenimento

Miss Universo Trans denuncia transforbia de youtuber americano; entenda

A Miss Universo Trans, Luanna Isabelly, sofreu transforbia de cidadão norte-americano  |  Reprodução / Redes Sociais / Instagram / @luannaisabellyoficial / @fabianobiazzon

Publicado em 17/02/2024, às 10h55 - Atualizado às 11h00   Reprodução / Redes Sociais / Instagram / @luannaisabellyoficial / @fabianobiazzon   Tácio Caldas

A modelo brasileira Luanna Isabelly, atual Miss Universo Trans, foi vítima de transfobia durante o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. O caso aconteceu no sambódromo da Marquês de Sapucaí e foi provocado por um YouTuber norte-americano, que fazia uma live na internet.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

O YouTuber em questão é o Darren Jason Watkins Jr, conhecido como IShowSpeed. Na ocasião, Watkins Jr questionou Luanna sobre a sua idade. Após a resposta, o produtor de conteúdo repetiu a idade da modelo e engrossou a voz várias vezes durante o vídeo. Na ocasião, o YouTuber também afirmou que ali existia um 'impostor'.

This might be an impostor among us", disse Watkins Jr. Em livre tradução significa: "Talvez exista um impostor entre nós".

Luanna Isabelly não entendeu e muito menos percebeu que o homem norte-americano estaria 'zombando' da identidade de gênero dela. Como o vídeo começou a circular, alguns amigos a alertaram e a modelo registrou boletim de ocorrência a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância do Rio de Janeiro. O detalhe é que o vídeo tem mais de 1,4 milhão de visualizações.

O que diz o advogado de Luanna

De acordo com o advogado de Luanna, este caso é grave já que se trata de duas figuras públicas. Para ele, caso o produtor de conteúdo seja punido, a situação servirá como exemplo para que outros turistas não repitam e entendam que transfobia no Brasil é crime passível de punição civil e criminal.

O caso é grave, pois envolve duas pessoas públicas, sendo a vítima a representante máxima da comunidade trans a nível mundial e por isso devem ser tomadas medidas drásticas visando à responsabilização do agressor nas esferas criminal e cível", afirmou o advogado.

Nota da Miss Universo Trans

Por meio das redes sociais, a organização do Miss Universo Trans publicou uma nota de repúdio ao ato do YouTuber. "Este ato de discriminação foi não apenas desrespeitoso, mas também desumano, minando a dignidade e a autoestima de Luanna diante de uma audiência global, na qual, está a frente como Miss Universe Trans, lutando contra o preconceito e a discriminação", pontua a organização do concurso ao qual Luanna venceu em 2023.

Assista ao Se7e da Matina da última sexta-feira (16):

Classificação Indicativa: Livre


Tags Rio de Janeiro brasil brasileira modelo boletim de ocorrência sapucaí modelo brasileira Marquês de Sapucaí youtuber transfobia ISHOWSPEED Watkins Jr Darren Jason Watkins Jr Luanna Isabelly Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância do Rio de Janeiro Miss Universo Trans