Entretenimento

'Nunca recebi': Ator famoso entra na Justiça contra Record e revela briga por dinheiro de novelas reprisadas

Ator questiona cláusula que considera abusiva; emissora defende a validade dos contratos  |  Reprodução / Redes Sociais

Publicado em 07/08/2026, às 09h16 - Atualizado às 12h43   Reprodução / Redes Sociais   Cibele Gentil

O ator Taumaturgo Ferreira entrou com um processo contra a Record. De acordo com o artista, ele não recebe o pagamento devido pelas reprises de trabalhos que fez na emissora. O caso corre na Justiça de São Paulo.

Taumaturgo se tornou conhecido do por atuações em novelas da TV brasileira nos anos de 1980 e 1990. Ele foi contratado da Record de 2006 a 2014, anos em que a emissora investiu fortemente na dramaturgia.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Naquele período, o ator participou de trabalhos como "Cidadão Brasileiro" (2006), "Os Mutantes" (2007-2009), "Ribeirão do Tempo" (2010) e a série "José do Egito" (2013).

Conforme descrito no processo, Taumaturgo Ferreira alega que não tem recebido o valor que considera correto por seus trabalhos que são reexibidos no serviço de streaming Record Plus. Além das reprises através do serviço ligado à empresa, o ator reclama que o mesmo acontece para a reexibição das tramas fora do país.

Cláusula abusiva

Taumaturgo alega que, quando foi contratado, a Record incluiu uma cláusula que ele considera abusiva. No contrato, a emissora exigia a liberação dos direitos da imagem do artista nas produções "para sempre", incluindo direitos conexos para venda.

Com essa cláusula, a Record não teria a obrigação de fazer pagamentos de forma recorrente ao ator por conta de reexibições. No processo, os advogados de Taumaturgo pedem a nulidade das cláusulas, além do pagamento de uma indenização por perdas e danos.

O outro lado

A Record defende a validade dos contratos e a legalidade da cessão de direitos assinada na época. A empresa também afirma que o ator já teria recebido a remuneração devida, uma vez que os direitos conexos já foram incluídos nos pagamentos realizados para ele.

Determinação de valores

A Justiça aceitou parte dos pedidos feitos pelo ator, mas solicitou que ele determine quais são os valores deseja receber exatamente. As quantias exatas não foram detalhadas na ação.

A Justiça também determinou que a Record faça um levantamento sobre quais as novelas com atuação de Taumaturgo Ferreira foram exibidas fora do Brasil. A emissora já recorreu da decisão.

Classificação Indicativa: Livre


TagsindenizaçãoRecordjudicialdireitos de imagemTaumaturgo ferreira

Leia também


Após engravidar de forma natural, Mariana Rios emociona a web ao revelar perda gestacional e fazer forte reflexão


VAI TER ATÉ LEO SANTANA! Davi Brito prepara casamento luxuoso de R$ 2 milhões, 500 convidados e megaestrutura; veja detalhes