Entrevista

BNews COP30: Pesquisadora e doutora em energia detalha relevância da descarbonização para o Brasil e o mundo

Pesquisadora assegurou que a Bahia e o Brasil têm capacidade para colocar em prática projetos de descarbonização  |  BNews

Publicado em 03/07/2025, às 15h58 - Atualizado às 16h01   BNews   Verônica Macedo

A pesquisadora, advogada e doutora em energia, Isabela Morbach, foi a nossa entrevistada do programa Por Dentro da COP30 desta quinta-feira (3). Durante a conversa, a especialista, natural de Belém, no Pará, abordou questões sobre a descarbonização global e as alternativas para ela ocorra, dando ênfase ao Brasil e à Bahia.

Esse tema será um dos tópicos discutidos na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP30, um evento anual que reúne líderes mundiais, cientistas e representantes da sociedade civil para discutir e tomar decisões sobre ações de combate às mudanças climáticas. Este ano, este evento que vai acontecer entre 10 e 21 de novembro em Belém, no Pará, pela primeira vez no Brasil e na Amazônia, vale ressaltar.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

A entrevista está disponível nas multiplataformas do BNews, na íntegra e em recortes – Instagram, site, TikTok, YouTube, WebTV.Nela, Dra. Isabela, explica a relevância da Captura e o Armazenamento de Carbono (CCS) e como estes tópicos vêm sendo discutidos como uma das alternativas para que os países possam se descarbonizar e cumprir as metas de neutralidade de emissões previstas no acordo de Paris aprovado por 195 países, uma vez que apenas o reflorestamento e o uso de combustíveis renováveis não serão suficientes para esse processo de transição energética em escala global, como asseguraram ambientalistas e cientistas mundiais em COPs anteriores.

Confira a entrevista na íntegra no vídeo abaixo:

Classificação Indicativa: Livre


TagsBahiaparistransiçãoenergiaacordoBelémcombustíveisParáambientalistascarbonocapturaArmazenamentoneutralidaderenováveisreflorestamentomudanças climáticasemissõesdescarbonizaçãoCOP30Isabela morbach

Leia também


BNews COP30: Organização divulga mascote que vai representar a Conferência; confira


Salvador é ponto focal da Temporada da França no Brasil e receberá presidentes Lula e Macron em setembro