Esporte
Publicado em 11/11/2018, às 12h59 Reprodução Redação BNews
Ao entrar em campo neste domingo (11) para mais um clássico, a dupla Bahia e Vitória lança a campanha de combate à discriminação de gênero no futebol. A ação é resultado de um Termo de Cooperação Técnica firmado pelos clubes com o Ministério Público do Estado da Bahia.
No documento, o Bahia e o Vitória se comprometeram a implementar ações que fortaleçam a luta contra a discriminação e contribuam com a promoção da igualdade de gênero. O objetivo é fomentar a manutenção de uma sociedade mais justa e solidária, conforme preceituado pela Constituição Federal de 1988.
A campanha busca promover a liberdade de expressão, locomoção e de participação feminina nos estádios e nos ambientes esportivos de um modo geral. A articulação entre os clubes e o MP da Bahia visa a proteção e defesa dos direitos humanos das mulheres em situação de risco e/ou violência urbana, doméstica e familiar.
Conforme o TAC, apesar do significativo público feminino nas torcidas dos times de futebol, no Brasil, especialmente no estado da Bahia, ainda persistem, no meio futebolístico, atitudes preconceituosas e discriminatórias contra as mulheres, com reprodução da violência de gênero, notadamente de caráter moral e psicológico.
O documento destaca ainda que, às vezes, como provocação às torcidas rivais, os jogadores de futebol se utilizam desse tipo de comportamento desrespeitoso e machista. Por isso, a necessidade de prevenir essa atitude por parte dos jogadores de futebol dos clubes e resguardar os direitos das mulheres, com ênfase no direito ao lazer e ao esporte de forma igualmente digna.
Veja o vídeo divulgado por ambos os clubes nas redes sociais:
A escalação pro clássico ainda não saiu, mas já podemos adiantar quem estará em campo: o respeito às mulheres. #MulheresNoFutebol#BBMPpic.twitter.com/rbGKpNTxNx
— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) 11 de novembro de 2018