Esporte
Publicado em 06/11/2026, às 11h20 Reprodução / Premiere Samuel de Jesus
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) reduziu para um jogo a punição aplicada ao jogador Neymar, durante julgamento de recurso apresentado pelo clube paulista, na quinta-feira (5). Neymar havia recebido dois jogos de suspensão pela expulsão no confronto contra o Bahia, após xingar o jogador Nestor, do Esquadrão, em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A decisão altera o cenário para o Peixe, que passa a contar com a possibilidade de utilizar o camisa 10 na próxima rodada, visto que o atleta já cumpriu um jogo e deve reforçar o Santos na partida contra o Coritiba, marcada para o dia 18, às 19h30 (de Brasília), no Estádio Couto Pereira, e válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O jogador foi punido após ser expulso depois de uma discussão com o volante Rodrigo Nestor. Na ocasião, o atacante cobriu a boca com a mão enquanto conversava com o jogador tricolor. O gesto foi interpretado como possível tentativa de esconder uma fala, em situação enquadrada no Protocolo Vini Jr.
O que disse Nestor: criticou a postura de Neymar, afirmou que ele "falhou muito como pessoa" e desrespeitou a camisa do Bahia O jogador do Bahia também relatou que ouviu palavras desrespeitosas, preferiu não repetir os xingamentos por haver crianças por perto e destacou a educação que recebeu de seus pais
O que disse Neymar: negou ter falado algo grave, admitiu que errou apenas por colocar a mão na boca, mas chamou a atitude de Nestor de "a maior safadeza do futebol" e acusou o jogador de se aproveitar oportunisticamente da lei antirracismo.
O que foi relatado em campo e na leitura labial: Atribuiu-se a Neymar ofensas como chamar Nestor de "bosta", "merda", "arrombado" e "você é um merda", além de disparar "vou te pegar" e cobrar o técnico Rogério Ceni ("tem que ser homem").
O vídeo do momento em que o Neymar vai falar com o Nestor, que não estava muito afim de papo. Depois volta, coloca a mão na boca e o Nestor fala pro árbitro. como não é mais permitido colocar a mão na boca em situações de discussão, o Neymar foi EXPULSO https://t.co/6vBh7OfaKG
— DataFut (@DataFutebol) October 25, 2026
A defesa santista pediu a absolvição de Neymar. O relator do processo, auditor Marcelo Bellizze, entendeu que houve uma conduta antidesportiva, mas considerou excessiva a punição aplicada inicialmente ao atleta.
Com isso, votou pela redução da suspensão para uma partida. Os demais auditores acompanharam o entendimento, e a decisão foi unânime, liberando o jogador para ajudar o time santista na reta final do Campeonato Brasileiro.
"Bandida": Marina Ruy Barbosa é alvo de pedido de prisão sob acusação de roubo milionário
TJ-BA mantém condenação de Bacelar e Fabíola Mansur por mulher e bebê atingidas por rojão em carreata