Esporte

De virada, Vitória derrota o Bahia por 3x2 no Barradão

Bahia sai na frente, mas leva virada e decisão fica para a Arena Fonte Nova no próximo domingo (7)  |  Enaldo Pinto / BNEWS

Publicado em 31/03/2024, às 17h42 - Atualizado às 18h10   Enaldo Pinto / BNEWS   Marco Dias

Os primeiros 90 minutos da decisão do Campeonato Baiano foram emocionantes para o torcedor que esteve presente na tarde deste domingo (31), no estádio Manoel Barradas, o Barradão. O Esporte Clube Vitória derrotou por 3 x 2 o Esporte Clube Bahia, de virada, após sair perdendo por 2x0.  

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Os gols do Bahia foram marcados por Thaciano e Cauly, no segundo tempo. Já os gols do Vitória foram marcados por Mateus Gonçalves e Iury Castillho, também na etapa final. Com o resultado, O Vitória sai na frente para a decisão do título, que fica para o próximo domingo (7), na Arena Fonte Nova. 

Primeiro Tempo: 

Jogando em casa, o Vitória começou o clássico com força total, controlando a posse de bola e pressionando o Bahia em todos os setores do campo, tendo a primeira grande chance da partida aos 5 minutos com Camutanga, em cruzamento para Alerrandro, que recebeu livre na pequena área, mas mandou a bola por cima do gol. 

O lance serviu como um alerta para o Bahia, que se adiantou no campo e passou a oferecer perigo. Cauly, pelo lado esquerdo, era o principal destaque tricolor, mas não conseguiu finalizar com sucesso. 

A melhor chance do Bahia veio no final do primeiro tempo, em cabeçada de Thaciano à queima-roupa, mas Wagner Leonardo salvou em cima da linha, garantindo o empate sem gols na etapa inicial.

Segundo Tempo: 

Mantendo o ritmo do final da primeira etapa, o Bahia começou o segundo tempo com força total e, logo no primeiro minuto abriu o placar com Thaciano, após ótimo passe em profundidade de Luciano Juba para Cauly na entrada da área, que dominou e tocou na medida para o atacante tricolor empurrar para o gol aberto.

🎥 THACITHANOOOOSSS!!!

O gol por trás do gol. Ele é Inevitável!#BBMP #BrocaiPorNós pic.twitter.com/kJblHnT5eI

— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) March 31, 2024

O segundo gol do Esquadrão de Aço veio aos 17 minutos, após descida rápida para o ataque. Luciano Juba, no lado esquerdo da área, levanta na medida para Cauly finalizar sozinho na segunda trave. 

🎥 CAULYYYY!

Lindo passe de Juba para finalização perfeita do camisa 8 tricolor. #BBMP #BrocaiPorNós pic.twitter.com/OxwlQDA4Fi

— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) March 31, 2024

A reação rubro-negra não demorou a acontecer. Aos 21 minutos. Dudu dá bela enfiada para Matheusinho na entrada da área. O camisa 10 chuta, mas é bloqueado por Cuesta. A bola, porém, fica viva do outro lado da área e Mateus Gonçalves aproveita para mandar na bochecha esquerda da meta, diminuindo o placar para o Vitória.

⚠️ GOL DO VITÓRIA!
⚽️ Mateus Gonçalves

Vitória 1-2 Bahia pic.twitter.com/0d8WVA9tBI

— Fut Brasileirão. 🇧🇷 (@futbrasileirao_) March 31, 2024

O empate rubro-negro veio aos 44 minutos do segundo tempo, em jogada de Iury Castilho, que recebe lindo lançamento pela ponta direita, corta David Duarte na área e chuta para defesa de Marcos Felipe. A bola sobra nos pés de Mateus Gonçalves, que fuzila para as redes do Bahia.

FUTEBOL EM SEU ESTADO PURO!

Último clássico BAVI pela Copa Nordeste. Mateus Gonçalves foi expulso com pouco minutos em campo, hj está sendo herói do empate após Vitória está perdendo por dois ele entrar e faz os dois gols.

pic.twitter.com/lqeo2LavZY

— King Odds Altas 🦍👑 (@AltasKing) March 31, 2024

Já a virada do Vitória aconteceu nos acréscimos, aos 52 minutos, nos pés do atacante Iury Castillho. A jogada começa com Matheusinho, que abre para Zeca na ponta direita. O lateral cruza na medida para o atacante rubro-negro, que chega como surpresa na área e finaliza com força para o gol de Marcos Felipe.

MEU DEUS EU TE AMO FUTEBOL, O BAHIA ABRIU 2X0 E TOMOU A VIRADA, O VITÓRIA É GIGANTE, QUE BAVI HISTORICO, QUE VIRADAAAAAAAA pic.twitter.com/c4ZLClAzDd

— Noite de Copa (@Noitedecopa) March 31, 2024

Próximo desafio: 

As equipes voltam a se enfrentar no próximo domingo (7), na Arena Fonte Nova, nos 90 minutos finais da decisão do Campeonato Baiano.  

Ficha Técnica 

Vitória 3 x 2 Bahia - Final do Campeonato Baiano (Jogo de Ida) 

Estádio: Manoel Barradas (Barradão) 

Escalação do Vitória: Lucas Arcanjo, Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo, PK, Willian Oliveira (Mateus Gonçalves), Dudu (Lucas Esteves), Rodrigo Andrade, Matheuzinho, Osvaldo e Alerrandro (Léo Gamalho). Técnico: Léo Condé. 

Escalação do Bahia: Marcos Felipe, Santiago Arias, Kanu, Víctor Cuesta, Rezende, Caio Alexandre (Yago Felipe), Jean Lucas, Everton Ribeiro (Ademir), Cauly, Luciano Juba (Caio Roque), Thaciano (David Duarte). Técnico: Rogério Ceni. 

Público total: 30.793

Renda: R$ 863.763

Gols:

Cartões Amarelos: 

Cartões Vermelhos: 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Barradão Arena Fonte Nova Esporte Clube Bahia Campeonato Baiano esporte clube vitória BAxVI

Leia também


Vitória e Bahia divulgam escalações da primeira partida da final do Baianão; saiba quem vai para o jogo


Vitória e Bahia fazem primeiro jogo das finais do Baianão; BNews TV transmite ao vivo