Esporte

Casos de racismo nos torneios da Conmebol aumentaram 50% em relação a 2022

Comebol aumentou a multa para os casos relacionados a racismo  |  Reprodução / Twitter

Publicado em 25/08/2023, às 16h42   Reprodução / Twitter   Osvaldo Barreto

Levantamento do Observatório do Racismo aponta que as denúncias de racismo nas competições organizadas pela Conmebol já ultrapassaram todas as registradas nas duas competições em 2022. Conforme a pesquisa, 18 casos de denúncia de racismo ocorreram em partidas de competições continentais até o momento. Durante todo o ano de 2022 foram 12 casos.

Desde o ano passado, a entidade que organiza todos os campeonatos futebolísticos que envolvem os países da América do Sul aumentou a multa de cerca de R$148 mil para R$493 mil para os casos de racismo.

Psicólogo esportivo e analista de DE&I na Condurú Consultoria, José Vítor Capello Rezende, destaca que o aumento das discussões sobre o racismo na sociedade se refletem no futebol. "Essa mudança de mentalidade acontecendo no ambiente do futebol, que é tão relevante na nossa cultura, pode abrir espaço para que o racismo diminua também em outros segmentos, deixando de ser algo tão ostensivo no dia-a-dia das pessoas. O futebol é um espelho da sociedade, ele não pode ser descolado dela, o que acontecer em um acontecerá no outro, o futebol terá menos racismo quando a sociedade assim o tiver", diz.

Um novo projeto de lei foi apresentado na Câmara dos Deputados e tem como obejetivo  estabelecer a responsabilidade das federações, ligas e organizações esportivas por situações de racismo ocorridas em eventos sob sua organização. A ideia é que essas entidades sejam multadas.

Classificação Indicativa: Livre


Tags futebol preconceito racismo observatório racial

Leia também


Vampeta crava promessa do Santos como melhor da geração: 'está em um time ruim'


Saiba quem é a bióloga apontada como mãe de filho do Luva de Pedreiro


Campeão Mundial com o Corinthians sofre tentativa de assalto no Rio de Janeiro e se revolta; assista