Esporte

CBF discute assunto polêmico em reunião com presidentes e representantes de clubes; saiba mais

O assunto foi levantado em agosto do ano passado pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues  |  Divulgação

Publicado em 10/02/2023, às 10h12   Divulgação   Cadastrado por Bruno Guena

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai se reunir com presidentes e representantes de clubes na sede da entidade, possivelmente, na próxima quarta-feira (15), para debater sobre a perda de ponto por casos de racismo entre torcedores e atletas nas competições nacionais. O assunto foi levantado em agosto do ano passado pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Para o dirigente, somente a punição desportiva num contexto de competição em que qualquer ponto pode significar título ou rebaixamento ajudaria a educar a torcedores e clubes de forma geral.

A intenção de alteração no regulamento geral da CBF foi apresentado no I Seminário de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol, realizado em agosto do ano passado. O caso gerou discussões imediatas e várias reações.

Atualmente, no Regulamento Geral de Competições da CBF não há penalização deste gênero, prevista para casos de racismo. Trecho do artigo 1 do RGC de 2022 informa que "as competições nacionais oficiais do futebol brasileiro exigem de todos os intervenientes colaborarem de forma a prevenir comportamentos antidesportivos, bem como violência, dopagem, corrupção, manifestações político-religiosas, racismo, xenofobia ou qualquer outra forma de discriminação". Em caso de descumprimento, as penalidades previstas são advertências, punição pecuniária e vedação de registro ou transferência de atletas.

Porém, no Código Brasileiro de Justiça Desportiva, já é previsto perda de pontos para casos do tipo. O texto, no artigo 243-G, determina dois tipos de punição:

Classificação Indicativa: Livre


Tags futebol CBF reunião clubes discussão presidentes polêmico assunto

Leia também


Teimoso? Gato se recusa a sair de cama para que seu tutor arrume quarto; veja vídeo


Governo Lula deve desistir de regular redes sociais contra golpismo via MP após críticas


IPVA: Prazo para pagamento com de desconto termina nesta sexta (10)