Esporte

Conheça a história do primeiro jogador se assumir homossexual

Jogador foi acusado de abuso e teve um fim trágico  |  Reprodução / Observatório

Publicado em 17/05/2023, às 13h58   Reprodução / Observatório   Osvaldo Barreto

O futebol por vezes é um ambiente machista. No Brasil, por exemplo, jogadores se negam a utilizar a camisa 24, pois o número foi relacionado no jogo do bicho ao animal veado. Em um ambiente tão hostil, é muito difícil encontrar algum jogador que se assume homossexual. 

Em 1990, o inglês Justinus Fashanu foi o primeiro jogador a se assumir homossexual.  Na época, ele concedeu uma entrevista ao jornal 'The Sun'. Na entrevista, o ‘The Sun’ destacou: “Estrela de um milhão de libras: ‘Eu sou gay’, Justinus Fashanu confessa”.

Com a revelação, o jogador passou a ser alvo de várias mentiras sobre relacionamentos com políticos, músicos e jogadores. “Sua carreira no Nottingham Forest acabou porque ele era gay. Ninguém o contrataria se soubesse que ele era gay“, disse o documentário sobre a sua vida". Após a confissão, o atleta nunca mais recebeu propostas longas de clubes da Premier League.

Perseguido, o atleta se mudou para os Estados Unidos, mas, por lá, foi acusado de abusar sexualmente de outro homem. A história levou Fashanu a cometer suicídio no dia 2 de maio de 1998.  Dias depois, o caso foi arquivado por falta de provas.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags jogador gay homossexual lgbtfobia Justinus Fashanu

Leia também


Lei do ex? Adversário do Vitória conta com seis jogadores que já passaram pelo Leão


Gabigol provoca Marcelo, cinco vezes campeão da Champions, e internet reage; confira