Esporte
Publicado em 23/10/2026, às 17h05 Reprodução / Youtube - Canal do Scarpinha Gabriel Santana
Um dos principais craques do Brasileirão foi convidado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) para entregar um dos principais prêmios na cerimônia do Prêmio Jabuti, que acontece na próxima terça (27), em São Paulo (SP), e o anúncio foi feito pelo próprio atleta em suas redes sociais.
📲 Clique aqui e inscreva-se no canal do Bnews no Youtube!
O meia e camisa 10 do Atlético MG, Gustavo Scarpa, gravou um vídeo relatando que ficou muito feliz com o convite para estar presente do que ele chamou de “mais tradicional premiação literária do Brasil”.
“Quem me acompanha há algum tempo sabe que eu publico resenhas de livros desde 2018, mas eu comecei a fazer vídeos recentemente e repercutiu de uma forma absurda. E aí a Câmara Brasileira do Livro me convidou para entregar um dos prêmios. Tô feliz demais.”
Scarpa já foi eleito o melhor jogador do Brasileirão 2022, quando ainda defendia as cores do Palmeiras e foi campeão daquela edição. Mas, nos últimos dias, o jogador ganhou muita notoriedade pela sua influência cultural, ao realizar vídeos no seu canal oficial do YouTube, citando as resenhas escritas dos livros que ele leu.
Em um dos registros do camisa 10, sobre a resenha do livro “A Morte de Ivan Ilitch”, de Liev Tolstói, a obra acabou ficando entre as mais vendidas da plataforma digital Amazon, aqui no Brasil. Além dos seus vídeos, o craque acabou influenciando uma torcedora do Atlético MG a criar o “Galeitura”, um clube do livro que já tem mais de 120 mil seguidores nas redes sociais.
Scarpa aponta que o hábito da leitura colaborou para a sua evolução pessoal e que, mesmo com os resultados dos jogos onde ele atua, ele não deixa o seu hobby de lado. O início da popularidade do craque nas redes sociais começou quando ele começou a compartilhar os livros que ele estava lendo.
“Eu tenho o hábito de ler independente do lugar ou do momento [do time]. Se ganhou ou perdeu, não dá para se basear nisso, né? Questão é chegar em campo e dar o seu melhor. Depois, a vida precisa seguir. A repercussão foi muito boa, vi que as pessoas gostaram e aí continuei.”
O convite a Scarpa para que ele participasse da cerimônia do Prêmio Jabuti vai ser em meio à criação da nova categoria criada: “Incentivo à Leitura na Cultura Digital”. De acordo cmA próxima edição do Prêmio Jabuti será a de nº 68, e na categoria, a organização do evento vai premiar os criadores de conteúdo que promovem o hábito da leitura.
A 68ª edição do Prêmio Jabuti contempla 23 categorias, segmentadas em quatro categorias: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Livro Brasileiro Publicado no Exterior. Cada ganhador vai receber uma estatueta e um prêmio de R$ 5 mil. A seleção final é realizada através de uma curadoria baseada em critérios de qualificação.
Craque do Brasileirão vira destaque mundial por atitude surpreendente fora de campo
Indicação de craque de gigante da Série A impulsiona livro de Tolstói ao topo das vendas no Brasil