Esporte
Publicado em 15/08/2026, às 14h51 Reprodução / SE Palmeiras Leonardo Oliveira
O goleiro do Grêmio e da Seleção Brasileira, Weverton, comentou da implementação das novas regras no futebol brasileiro e realizou uma autocrítica sobre o comportamento dos atletas, como nos episódios da famosa cera, que busca esfriar e retardar a partida. O atleta aprovou a tentativa de tornar o jogo mais dinâmico, mas fez ressalvas nos casos em que o goleiro for atendido por ter de fato sofrido alguma pancada e ainda sim perder um jogador de linha.
"Eu acho que tem que fazer alguma coisa, não dá mais para ser como era. Eu acho só essa questão de saber se aquilo é verdadeiro ou não, toda vez que um goleiro cair, tomou pancada, vai sair alguém do campo, eu acho que vai ficar meio estranho assim a hora de julgar. Talvez isso veio por culpa nossa, pela maneira que a gente quer vencer uma partida. Isso me causou assim, vou ter que jogar com dor? Eu vou ter agora que suportar a dor? Até que ponto vai me atrapalhar depois na sequência no lance? São muitas coisas nessa regras específica”, disse em entrevista ao ge.
Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!
A partir desta rodada, serão aplicadas as regras de cinco segundos para cobrar lateral, cinco segundos para cobrar tiro de meta, dez segundos para sair de campo em caso de substituição, um minuto fora em caso de atendimento médico, a Lei Vini Jr e a correção de um segundo amarelo pelo VAR. Weverton refletiu sobre como os jogadores fizeram com que a situação chegasse a esse ponto e admitiu ter ganho tempo e feito cera em momentos na ânsia de buscar as vitórias.
“Eu acho que ajuda (as novas regras). É engraçado porque quando a gente está em campo, a gente quer ganhar e faz coisas feias até para ganhar um jogo, cai no chão, ganha tempo, e quando eu estou em casa eu começo a olhar e falo: ‘eu sei o que o torcedor sente’. Só que é difícil, às vezes você se transforma em campo. Eu vejo que é um movimento importante para melhorar”, afirmou.
“Tirar o jogador para o atendimento, ok, 8 segundos para ter a bola na mão, ok, tudo isso vai acelerar o jogo, agora eu não sei como que vai ser essa daí de uma lesão do goleiro, tem que sair alguém”, complementou.
Cobiçado pelo Vitória, centroavante sofre lesão na costela e vira dúvida para sequência do Brasileirão
Renê exalta força da torcida do Vitória e abre o jogo sobre momento de baixa vivido no clube