Esporte

Jogo entre Vitória x Botafogo tem primeira expulsão pela "Lei Vini Jr" da história do Brasileirão

Lei Vini Jr prevê que um jogador não pode tapar a boca para falar algo durante uma situação de conflito  |  Vitor Silva | Botafogo FR

Publicado em 17/08/2026, às 15h27 - Atualizado às 15h32   Vitor Silva | Botafogo FR   Alex Torres

O atacante Arthur Cabral, do Botafogo, foi o primeiro jogador a ser punido com a nova "Lei Vini Jr", na história do Campeonato Brasileiro. Após o apito final, o centroavante se dirigiu ao técnico do Vitória, Jair Ventura, e tapou a boca para falar algo sem que pudesse ser identificado. 

A situação resultou em um cartão vermelho direto, aplicado pelo árbitro Paulo César Zanoveli. Com isso, Arthur Cabral não enfrenta o Athletico Paranaense na próxima segunda-feira (24), às 20h, no estádio Nilton Santos (Engenhão), pela sequência do Campeonato Brasileiro da Série A.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

A regra é uma das novidades do futebol implementadas nas competições de clubes após a Copa do Mundo. O nome da lei faz menção a situação envolvendo o craque brasileiro, que teria sofrido injúria racial por parte do atacante argentino Gianluca Prestianni, do Benfica, durante partida da Liga dos Campeões. 

Com base nas determinações da Ifab (International Football Association Board), a regra prevê que um jogador não pode tapar a boca para falar algo durante uma situação considerada de conflito. A punição é o cartão vermelho direto baseado no gesto, independente se o árbitro ouviu ou não o que foi dito. 

ASSISTA:

CLIMA ESQUENTOU NO BARRADÃO!

No fim do jogo, Arthur Cabral foi tirar satisfações com Jair Ventura e acabou expulso, se liga aí!#CharlaNoPremierepic.twitter.com/Uzw0BT3yzX

— Charla Podcast (@CharlaPodcast) August 16, 2026

Classificação Indicativa: Livre


TagsVitóriaCampeonato BrasileiroCopa do mundoBotafogoEngenhãoesporte clube vitóriaBenficacartão vermelhonilton santosjair venturaathletico paranaenseArthur Cabrallei vini jrGianluca prestianniPaulo césar zanoveli