Esporte

Medalhista paralímpica nordestina, Joana Neves morre aos 37 anos

Joana Neves se sentiu mal e não resistiu a uma parada cardiorrespiratória  |  Sadef/Divulgação

Publicado em 18/03/2024, às 09h06   Sadef/Divulgação   Marcelo Ramos

A paratleta potiguar de natação Joana Neves, de 37 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira (18). A informação foi divulgada pela Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef), clube que ela representava.

De acordo com a entidade, Joana estava em São Paulo realizando exames, em busca de um diagnóstico para episódios de convulsão que vinha apresentando recentemente.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Na noite do domingo (17), após se sentir mal no Centro de Treinamento Paralímpico, a atleta foi levada ao hospital, mas não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.

CARREIRA

Joana Maria Jaciara da Silva Neves Euzébio, conhecida como Joaninha e Peixinha, nasceu em Natal com acondrosplasia, condição que afeta o crescimento dos ossos. Começou a nadar por recomendação médica, gostou do esporte e acabou virando uma das principais representantes do Brasil nas piscinas.

No último Mundial que disputou, em 2022, conquistou quatro medalhas e quebrou dois recordes. Na carreira, ao todo, foram 15 pódios em Mundiais, entre 2013 e 2022.

Ao longo da carreira, disputou três paralimpíadas, nas quais conquistou cinco medalhas. A Sadef, clube onde começou a carreira e que representava atualmente, decretou luto oficial.

Classificação Indicativa: Livre


TagsNordestebrasilparaolimpíadaslutobnews esportespeixinha joanajoana nevesnatal-rn

Leia também


Julgamento de acusados da morte do jogador Daniel começa nesta segunda; saiba detalhes


Olimpíadas Paris: Guilherme Toldo vence e garante vaga para o Brasil na esgrima


Julgamento que pode suspender Gabigol por até quatro anos acontece nesta segunda; saiba detalhes


Olimpíadas Paris: História mostra evolução em participação brasileira nos Jogos; confira dados