Esporte
Publicado em 05/07/2026, às 06h00 Rafael Ribeiro / CBF, Nelson Terme / CBF Leonardo Oliveira
A Seleção Brasileira tem se dedicado fortemente para o grande duelo das oitavas de final contra a Noruega, neste domingo (5), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Uma das grandes preocupações defensiva é com relação ao poder aéreo da seleção escandinava.
O grande artilheiro e sensação, Erling Haaland, possui 1,95m. O companheiro de ataque Alexander Sorloth possui 1,96m, enquanto o zagueiro titular Kristoffer Ajer mede 1,98m.
De acordo com Matheus Cunha, em entrevista coletiva realizada na última sexta-feira, há uma preparação especial contra o jogo aéreo norueguês. A marcação de Haaland e de seus companheiros, nos quais muitos são mais altos que os brasileiros, representa um forte desafio.
"A gente que tem essa responsabilidade de ser um pouquinho mais alto que a maioria, a gente está sempre entre os nomes que vai estar marcando", disse o atacante. Cunha possui 1,83m e é um dos titulares mais altos do Brasil, ao lado do atacante Rayan (1,91 m) e dos defensores Danilo (1,84 m), Marquinhos (1,83 m) e Gabriel Magalhães (1,90 m).
"A gente dedicou, sim, boa parte do treino para poder organizar a defesa, sabendo que eles têm uma arma muito forte, principalmente nas bolas paradas", disse Cunha. "A gente sabe o quão importante é isso no mata-mata", complementou. "Vou ser um dos responsáveis para, se Deus quiser, sair a zero nessas jogadas de bola parada", acrescentou.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube
Atenção por baixo também
Para além do jogo pelo alto, o lateral-esquerdo Douglas Santos, atleta que possui 1,75 e é o mais baixo da linha defensiva, ressaltou que os noruegueses também fazem bom jogo associativo com a bola no chão.
"A Noruega, como foi dito, é uma equipe que tem uma estatura muito alta, mas que tem feito muitos gols jogando mais coletivo. Então é uma seleção que é muito qualificada também no jogo por baixo, no jogo coletivo. Então a gente tem que estar preparado para tudo", destacou o lateral.
Rivalidade? Saiba o que Haaland disse sobre Gabriel Magalhães antes de Brasil x Noruega
Virou Brasileirão? Copa do Mundo promove oito demissões de treinadores; confira