Esporte

Projetista da RBR pode sair da equipe; entenda

Adrian Newey quer deixar a RBR após crise interna na equipe austríaca  |  Mark Thompson / Getty Images / Red Bull Content Pool

Publicado em 25/04/2024, às 18h45   Mark Thompson / Getty Images / Red Bull Content Pool   Tácio Caldas

Apesar da crise ter acalmado nas últimas semanas, a Red Bull Racing (RBR) pode sofrer uma grande perda para as próximas temporadas da Fórmula 1 (F1). Isso porque essa situação de crise no time pode fazer com que o projetista Adrian Newey saia da equipe austríaca. De acordo com o jornalista Michael Schmidt, da revista alemã 'Auto Motor und Sport' e da 'BBC F1', Newey já teria pedido para deixar a RBR após 18 anos.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Ainda segundo o profissional, o britânico de 65 anos não teria vontade de participar dos projetos de hipercarros da fabricante de energéticos. Vale lembrar que o atual contrato do projetista se encerra em 2025. Isso quer dizer que Newey estará livre no mercado um ano antes do novo regulamento de motores da categoria.

HISTÓRIA

Adrian Newey começou a atuar na F1 como estagiário em 1980. À época, parte do regulamento atual da categoria vigorava: o efeito solo. Em sua trajetória o britânico passou pela March, Williams e McLaren, antes de chegar a RBR. No período, o projetista ajudou a construir os carros campeões de Nigel Mansell e Mika Hakkinen. Desde então, Newey foi o responsável pelos monopostos de sucesso do tetracampeonato de Sebastian Vettel e pelo tricampeonato de Max Verstappen.

Assista ao Arena BNews da última segunda-feira (22):

Classificação Indicativa: Livre


Tags Vettel Williams britânico Sebastian Vettel McLaren Max Verstappen Verstappen Nigel Mansell Mansell Newey RBR Red Bull Racing Adrian Newey March projetista Hakkinen Mika Hakkinen