Esporte

Confira dicas para lidar com tristeza após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo

A eliminação da Seleção Brasileira ocorreu nesta sexta-feira (9), na disputa de pênaltis contra a Croácia  |  Reprodução/Instagram - @433

Publicado em 09/12/2022, às 16h42   Reprodução/Instagram - @433   José Ivan Neto

O momento pós eliminação da Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 2022 seguirá sendo difícil de digerir para os brasileiros que colocaram todas as suas apostas no tão sonhado e aguardado hexa. Alguns até chegaram a relatar estarem de luto após o jogo que ocorreu nesta sexta-feira (9), e que terminou com a vitória da Croácia após disputa nos pênaltis.

Psiquiatras, em entrevista ao portal G1, informam os melhores modos de lidar com a derrota que assola o país. Segundo Daniel Barros, médico do Hospital das Clínicas, o luto se define como a perda de objeto de afeto. “Quando você tem afeto e aquilo se perde (quando alguém morre ou se termina um namoro) a gente fala de luto".

De acordo com o profissional, a melhor maneira de digerir a eliminação é “colocar em perspectiva o acontecimento. "Comparando com as nossas outras perdas, vendo como a vida segue independentemente disso, pensando que amanhã não estaremos mais tristes, colocar nessa perspectiva temporal ajuda a passar", disse Daniel ao portal. 

Tal ponto de vista é reforçado por Lucas Spanemberg, psiquiatra e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). “A gente tem outro repertório na nossa vida, tem outras valências preenchidas, nas relações, nos trabalhos, na vida acadêmica, na vida social, e a Copa do Mundo era um plus, era algo a mais que existiu, que se coloca uma expectativa e que, depois, a gente volta a se engajar na nossa vida”, informa Spanemberg.

Lucas aconselha aos pais que tentem técnicas alternativas com as crianças que se encontram fragilizadas no momento por conta da derrota. “Como a criança tem um horizonte temporal menor, é difícil para ela colocar em perspectiva. Distrair, mostrar outras coisas que são legais apesar disso e ajudar a ver outras coisas que são positivas".

Por fim, o psiquiatra ressalta a importância de redirecionar as energias da derrota para realizar as coisas que estão sob a responsabilidade individual. “A gente pode colocar essa energia toda que foi colocada na Copa do Mundo para a gente se engajar em outras coisas que são importantes para gente e que a gente tenha mais controle. Na Copa, a gente não tem controle, contamos com aquele grupo de jogadores e com uma série de variáveis que não estão na mão dos jogadores para ir bem. Mas, para nossa vida, o engajamento depende de nós”, diz Spanemberg ao G1.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Seleção Brasileira eliminação luto bnews

Leia também


Copa do Mundo: Neymar iguala recorde de Pelé como maior artilheiro da seleção brasileira


'É difícil encontrar palavras', diz Casemiro após derrota nos pênaltis


Com requintes de crueldade, Neymar sofre 3º trauma em Copas e sai chorando