Esporte

Técnico pede demissão após craque de seleção se negar a ser convocado; entenda

Robert Lewandowski afirmou que não iria mais jogar pela seleção enquanto o treinador estivesse no comando  |  Divulgação/Selecao Polonesa

Publicado em 12/06/2025, às 07h18   Divulgação/Selecao Polonesa   Marcelo Ramos

A Federação Polonesa de Futebol anunciou, na manhã desta quinta-feira (12), a saída do técnico Michał Probierz do comando da Polônia. A decisão vem quatro dias após o atacante Robert Lewandowski anunciar a sua aposentadoria da seleção em função da "falta de confiança" no treinador.

“Cheguei à conclusão de que, na situação atual, a melhor decisão para o bem da seleção nacional será a minha demissão do cargo de técnico. Exercer esta função foi a realização dos meus sonhos profissionais e a maior honra da minha vida”, disse Proibierz, no comunicado oficial.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Michal Probierz renunciou ao cargo de técnico da Polônia.

Robert Lewandowski disse no domingo que não jogará mais pela Polônia enquanto Michal Probierz for o técnico. pic.twitter.com/xpPiDwzbb3

— 𝘿𝙉𝘼 𝘽𝙇𝘼𝙐𝙂𝙍𝘼𝙉𝘼 🧬🇧🇷 (@dna_blaugrana) June 12, 2025

“Gostaria de agradecer a todos os meus colegas de trabalho, funcionários da Federação Polonesa de Futebol. Sempre pude contar com vocês. Obrigado por confiarem no presidente e na diretoria da Federação Polonesa de Futebol. Claro, gostaria de agradecer a todos os jogadores de futebol que tive o prazer de conhecer nesta trajetória. Vou torcer por todos vocês, porque a seleção nacional é o nosso patrimônio nacional comum. Gostaria também de agradecer aos nossos maravilhosos torcedores. Vocês estão conosco nos bons e maus momentos. Onde quer que a seleção tenha jogado, o apoio de vocês foi ouvido”, finalizou.

Probierz assumiu o comando da seleção da Polônia em 2023 e classificou a equipe para a Euro 2024. A Polônia está no Grupo G das Eliminatórias da Europa para a Copa 2026 e ocupa a terceira posição com seis pontos após três rodadas.

Entenda a polêmica

A confusão entre Lewandowski e o treinador começou após o craque ter sua braçadeira de capitão retirada. Piotr Zieliński foi o escolhido após o atacante ficar fora da vitória por 2 a 0 contra a Moldávia, no começo do mês. O camisa 9 declinou da convocação alegando cansaço.

O anúncio da mudança foi publicado no perfil oficial da Seleção Polonesa. Segundo o comunicado, Lewa foi comunicado pessoalmente.

“Por decisão do técnico Michał Probierz, Piotr Zieliński tornou-se o novo capitão da seleção polonesa. O técnico informou pessoalmente Robert Lewandowski, toda a equipe e a comissão técnica sobre sua decisão”.

Após o ocorrido, Lewandowski anunciou que não jogaria mais pela seleção polonesa enquanto Probierz fosse o treinador.

“Tenho a impressão de que o treinador cedeu à pressão da mídia. Ele quebrou nossos acordos, e é por isso que a atitude dele me surpreende. Recebi uma ligação surpresa do técnico Michal Probierz informando que ele havia decidido tirar minha braçadeira. Eu não estava preparado para isso; estava colocando meus filhos para dormir”, afirmou à "Sportowe Fakty".

“O técnico traiu minha confiança. No entanto, quero enfatizar: não é que eu esteja repentinamente ofendido pela seleção. Ao longo dos anos, sempre dei tudo pela seleção. A seleção sempre foi a coisa mais importante para mim. Ao mesmo tempo, estou muito magoado com o que aconteceu. Não se trata nem da decisão sobre a braçadeira, mas de como ela me foi comunicada”, concluiu o craque polonês.

Classificação Indicativa: Livre


TagsfuteboldemissãoPolôniatreinadorLewandowskirobert lewandowskibnews esportes

Leia também


Mundial de Clubes reúne diversos craques campeões do mundo por suas seleções; confira lista