Esporte
Publicado em 24/08/2026, às 12h42 Leticia Martins / EC Bahia Cauan Borges
O técnico Rogério Ceni aproveitou a entrevista coletiva após o triunfo do Bahia por 2 a 0 diante seu maior rival, o Vitória, no último domingo (23), no Estádio Manoel Barradas, o Barradão, para rebater uma das principais narrativas que cercam os clássicos Ba-Vis.
📲 Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!
Trata-se do discurso de que o Tricolor seria o “time do milhão”, enquanto o Rubro-Negro seria o “time do tostão”. A ideia é disseminada com bastante frequência pelo presidente da equipe de Canabrava, Fábio Mota, para destacar a diferença de investimento entre os clubes baianos.
No entanto, para Ceni, a disparidade financeira não seria tão grande quanto costuma ser apresentada publicamente. Segundo o treinador, a folha salarial do Bahia seria apenas entre 10% e 20% superior à do rival. Ceni também afirmou que o Vitória possui jogadores de qualidade e classificou a ideia de que o Rubro-Negro entra nos clássicos em enorme desvantagem financeira como uma “narrativa bem vendida”.
Narrativas muito bem vendidas. Aliás, a do Vitória é muito bem vendida, que é o time do milhão contra o time do tostão. Então, o time do tostão não é o time do tostão, porque tem uma folha de pagamento caríssima. E o time do milhão não é tão milhão assim, porque deve ter 10% a 20% a mais de folha de pagamento um time do outro”, afirmou.
Ceni também destacou que esse discurso acaba influenciando a percepção sobre os resultados dos clássicos. Na avaliação do técnico, um eventual empate ou vitória do Vitória costuma ser tratado como um grande feito, enquanto um resultado negativo do Bahia é visto como consequência natural da diferença de investimentos.
Como se vende uma narrativa, o coitado que consegue um empate é fantástico, e o time gigantesco que tem uma folha, uma conta, absurda. Então, eu acho que é uma narrativa que foi comprada”, completou.
O triunfo na casa do rival também reforçou o retrospecto recente do Bahia diante do Leão da Barra. Ceni lembrou que, nos últimos 10 clássicos, o Tricolor sofreu apenas uma derrota. O treinador reconheceu que atuar no Barradão já foi um problema para sua equipe, especialmente em 2024, mas avaliou que o Bahia conseguiu evoluir nos confrontos diretos: “Dos últimos 10 jogos, acho que nós temos uma derrota somente em clássicos”, afirmou.
Com o resultado, o Esquadrão de Aço deixou o Barradão com os três pontos após gols de Alejo e Jean Lucas, em partida válida pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Últimos 10 confrontos:
Ceni também defendeu os investimentos realizados pelo Bahia desde a chegada do Grupo City. O técnico destacou que 2024 foi um ano de maior aporte no elenco, principalmente após a campanha de 2023, quando o clube lutou contra o rebaixamento até as últimas rodadas.
Eu acho que 2024 foi um ano que foi um investimento alto devido até o que se passou em 2023, todo sofrimento. E o grupo tenta se manter bem, nós tentamos fazer a nossa parte para colocar o Bahia no ponto mais alto que a gente puder no fim da temporada”, declarou.
Para Ceni, apesar da diferença de orçamento, os dois clubes possuem responsabilidades distintas e elencos capazes de competir no clássico. O treinador ainda ressaltou que o Bahia busca terminar a temporada na melhor posição possível.
ASSISTA:
Após derrota no Ba-Vi, Jair Ventura tenta blindar atacante do Vitória: “está carregando um peso”
Ba-Vi coloca frente a frente elencos com diferença de R$434 milhões em valor de mercado; saiba os jogadores mais caros