Esporte
Publicado em 13/10/2026, às 18h43 - Atualizado às 19h12 Edmario Oliveira | América-RN Alex Torres
O América-RN anunciou, na última segunda-feira (12), a saída de Vitor Arteiro da função de CEO da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O profissional estava no cargo há cerca de dois anos, quando chegou em outubro de 2024.
📲 Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!
Segundo o clube de Natal, a mudança faz parte de uma reorganização administrativa. A reformulação também alcança o departamento de futebol, com a saída de integrantes da comissão técnica e de profissionais das áreas de desempenho e saúde, visando a temporada de 2027.
Na época em que foi contratado pelo alvirrubro, Arteiro substituiu Pedro Weber, primeiro CEO da SAF. Com a saída, a equipe terá seu terceiro diretor-presidente em três anos de gestão empresarial. O nome do novo responsável pelo comando executivo da equipe, entretanto, ainda não foi anunciado oficialmente.
Apesar da mudança, importante destacar que Vitor Arteiro não foi desligado do clube. Ele deixou a função de CEO e assumirá a Diretoria Financeira do clube potiguar, onde ficará responsável pelo planejamento financeiro, acompanhamento das contas e organização dos recursos da SAF.
A mudança ocorre após mais uma temporada do América-RN sem conseguir o tão sonhado acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro. Em 2026, a equipe foi eliminada pelo Gama nas oitavas de final da Série D.
No ano anterior, em 2025, o Dragão havia caído diante do Santa Cruz, nas quartas de final. Já em 2024, a eliminação ocorreu de forma precoce, na segunda fase, contra o Retrô, de Pernambuco.
Mesmo com as frustrações das competições nacionais, o período de Arteiro foi marcado pelos títulos do Campeonato Potiguar de 2025 e 2026, que completaram o tetracampeonato estadual consecutivo do América-RN.
O América-RN se tornou SAF em 2023, após a aprovação da venda de 80% das ações do futebol do clube para o grupo Hipe Capital, em uma operação que prevê investimentos de R$ 174 milhões ao longo de 20 anos. A associação manteve os 20% restantes.
O projeto foi apresentado como uma oportunidade de reestruturação financeira e esportiva do clube potiguar, com o objetivo de fortalecer o elenco, modernizar a gestão e recolocar o América-RN nas principais divisões do futebol brasileiro.