Geral

Salvador ocupa ranking das piores calçadas do Brasil, aponta pesquisa

Os espaços são ocupados em sua maioria por ambulantes. Pedestre é obrigado a caminhar pelas ruas  |  

Publicado em 27/04/2012, às 10h28      Redação Bocão News

A situação das calçadas em Salvador está entre as piores do Brasil, é o que revelou um estudo divulgado na manhã de quinta-feira (26), pelo portal Mobilize Brasil, movimento em prol da mobilidade urbana sustentável. De acordo com o levantamento intitulado "Calçadas do Brasil", das 12 cidades pesquisadas, a capital baiana teve a terceira pior nota 4,61. Manaus lidera o ranking com 3,6, seguida por Rio de Janeiro com 4,5.

Segundo a pesquisa, quatro calçadas de Salvador encabeça a lista. São elas: Ladeira da Fonte, próximo à Arena Fonte Nova (0,25), Rua Régis Pacheco, Uruguai (0,63) e avenidas Vasco da Gama (1,13) e Afrânio Peixoto (1,25). Em contrapartida, o recém-reformado calçadão da Barra recebeu avaliação máxima em todos os quesitos.

Em Salvador, o espaço público é ocupado por ambulantes, que tentam driblar o desemprego. Por outro lado, o pedestre é obrigado a circular pelas ruas.

Ao todo, foram avaliadas 102 calçadas, a partir de oito critérios: irregularidades no piso, largura mínima de 1,20 m, conforme norma ABNT, degraus que dificultam a circulação, outros obstáculos, como postes, telefones públicos, lixeiras, bancas de ambulantes e de jornais, entulhos etc, existência de rampas de acessibilidade, iluminação adequada da calçada, sinalização para pedestres, paisagismo para proteção e conforto.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador pesquisa calçada portal mobilize