Geral

Funcionários de hotéis paralisam atividades na Copa das Confederações

De acordo com sindicato da categoria, seleções de futebol ficarão sem serviço em Salvador  |  

Publicado em 17/06/2013, às 11h55      Alessandro Isabel (Twitter @alesandroisabel)

Às vésperas das partidas de futebol válidas pela Copa das Confederações, em Salvador, cerca de 700 funcionários do Gran Hotel Stella Maris, Catussaba Resort Hotel e Catussaba Business resolveram cruzar os braços por tempo indeterminado.

Os empreendimentos estão credenciados pela FIFA para receber as seleções do Uruguai - que enfrenta a Nigéria na quinta-feira (20) -, e do Brasil – que no próximo sábado (22) entra em campo contra a Itália. As partidas serão disputadas na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Segundo José Ramos, presidente do Sindihotéis, a mobilização é para chamar a atenção da sociedade para a situação dos trabalhadores que irão prestar serviços para as delegações e jogadores. “A luta por uma campanha salarial justa é de interesse de todos os trabalhadores que prezam por melhores condições de trabalho, além de salário e benefícios justos, que valorizem a mão de obra do trabalhador que recebe bem o turista”, afirma Ramos, que nessa segunda-feira segue acampado em frente ao Catussaba.

“São 5,9 milhões de turistas brasileiros de outros estados e estrangeiros que escolhem a Bahia como destino turístico. Os grandes eventos que estão programados para a capital e interior devem atrair muitos turistas e os patrões precisam se conscientizar de que os trabalhadores devem ser bem remunerados, pois vem muito trabalho por ai”, afirmou para a reportagem do Bocão News.

Segundo Ramos, o SindiHotéis está em negociação há sete meses com o empresariado de hotéis, mas sem nenhum avanço. “Os patrões ofereceram 5% de aumento, enquanto o que queremos e 10%. A maioria dos trabalhadores recebem salário mínimo e eles se negam a pagar o mínimo para aqueles que os servem e fazem crescer”.

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da cidade de Salvador (SHRBS), Sílvio Pessoa, disse que lamenta a posição tomada pelo sindicato e espera que seja cumprida o que foi acordado nas reuniões com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

Ainda segundo Pessoa, nestas reuniões na SRTE o sindicato patronal acatou a sugestão do auditor mediador, onde o patronal solicitava a Intrajornada de Trabalho de no máximo até 3 horas. “Nesta oportunidade, mesmo vindo de 18 meses de resultados negativos o Sindicato Patronal também ofereceu o repasse do valor integral do INPC (6,20%) para salários acima do piso, bem como, valores de pisos diferenciados por categoria conforme acordado”, afirma, salientando que está aberto para sentar e negociar com a categoria, mas não informou se acataria o pedido.

De acordo com José Ramos, a mobilização teve início em Stela Maris, mas vai se expandir para outras unidades de Salvador a exemplo do Hotel Deville, que vai hospedar a seleção nigeriana, e o Hotel Matiz, que vai receber a delegação italiana.

A reportagem do Bocão News manteve contato com o Gran Hotel Stella Maris, Catussaba Resort Hotel e Catussaba Business e os funcionários confirmaram que os serviçosestão comprometidos e sendo prestados por trabalhadores de plantão.

Sobre a perspectiva de recepção de turistas durante o evento esportivo, a secretaria de Turismo do Estado acredita que 85% dos leitos de hotéis da capital baiana estarão ocupadas para o clássico Brasil x Itália. Ainda segundo a Setur, Salvador é o principal parque hoteleiro entre as capitais do Nordeste com 37 mil leitos. A capital baiana conta ainda com o reforço da hotelaria do Litoral Norte, que está a menos de 100 quilômetros do Centro da cidade.

Confira abaixo os hotéis credenciados pela Fifa, em Salvador:

Sheraton – Fifa
Pestana – Equipe Match / operadores
Deville – Delegação da Nigéria / depois delegação que vai disputar o 3º lugar
Stella Maris – Delegação Brasileira
Catussaba – Delegação do Uruguai / depois delegação que vai disputar o 4º lugar
Matiz – Delegação da Itália
Ibis Mercury – Rio Vermelho – credenciados para a imprensa
Golden Tulip – credenciados para a imprensa
Bahia Othon Palace. – credenciados para imprensa

Classificação Indicativa: Livre


Tags atividades Stella Maris funcionários hotéis paralisam