No dia 05 de novembro de 2013 a reportagem do Bocão News mostrou o estado de abandono em que se encontrava o Plano Inclinado Gonçalves, equipamento que faz ligação entre o Centro Histórico (Cidade Alta) com o bairro do Comércio (Cidade Baixa).
Na manhã desta segunda-feira, 20 dias após a matéria ser publicada, o Bocão voltou ao local para fiscalizar e saber como segue o andamento dos trabalhos para a entrega dos ascensores para os soteropolitanos e turistas.
A cena não foi diferente da encontrada em visitas anteriores. Moradores de rua utilizando a marquise do local para se proteger da chuva. Também utilizam para dormir, e alguns consomem droga. Eles também correm risco de morte. O antigo prédio do 18° Batalhão da Polícia Militar, que corre risco de desabar, fica ao lado.
O prazo inicial para a entrega do plano em funcionamento seria 26 de dezembro de 2013, mas a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) informou que o prazo foi estendido para 30 de janeiro de 2014.
De acordo com levantamento de prefeitura, cerca de dez mil pessoas utilizavam o serviço até o ano de 2010, quando o transporte parou de ser utilizado. Na época, a justificativa para o não funcionamento do ascensor seria o risco da encosta que o sustenta desmoronar.
Nota da Transalvador:
"A previsão de entrega do Plano Inclinado Gonçalves é 30 de janeiro de 2014. A etapa de intervenções civis, com estabilização do talude do prédio, está em fase final, com previsão de conclusão para o fim de dezembro deste ano. Já a etapa de recuperação total do bondinho, que está sendo realizada pela empresa Ottis, deve estar concluída em janeiro. Daí, ficam pendentes a reforma e acabamento do prédio, também a serem finalizados em meados de janeiro."
Publicada no dia 25 de novembro de 2013, às 13h19
Classificação Indicativa: Livre