Geral

MPT abre inquérito para apurar acidente com operário na Pituba'

Em 2013, foram registrados na Bahia 48 acidentes deste tipo  |  

Publicado em 11/01/2014, às 07h41      Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)

O Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou inquérito para apurar o acidente com um operário em uma obra da empresa Fator, na quinta-feira (9). José Moreira da Costa, de 52 anos ficou ferido após cair no poço de elevador da obra Pabrad. O MPT vai analisar se o acidente foi consequência de falhas no cumprimento de normas de saúde e segurança no meio ambiente de trabalho.

Segundo o órgão, este foi o segundo incidente ocorrido na construção civil esta semana. De acordo com o procurador Luís Carneiro, coordenador regional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho do MPT, é preciso modificar a cultura nas empresas de construção civil no que se refere ao que determina a lei para a garantia da integridade física e mental dos trabalhadores.

O procurador afirma ainda que é preciso apurar as circunstâncias do acidente, que, segundo ele, só ocorre quando acontece uma sequência de falhas nos dispositivos de segurança previstos na legislação.

Conforme o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira da Bahia (Sintracom-BA), no momento do acidente, José Moreira da Costa, ajudante prático da Munford Santana Construções e Serviços Ltda., estava sem o uniforme de trabalho.

Em 2013, foram registrados na Bahia 48 acidentes deste tipo, 19 a mais do que no ano anterior, quando foram computadas 29. No ano de 2010, Salvador registrou o maior acidente na construção civil, que resultou em nove mortos durante a queda de um elevador em obra da Construtora Segura Ltda., condenada em primeira instância em ação movida pelo MPT.

Leia mais:

Operário cai de andaime em obra da Fator na Pituba

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags acidente Pituba inquérito fator ministério público trabalho