Geral

Cresce número de brasileiros em Portugal que pediram para retornar; saiba detalhes

Brasileiros em Portugal enfrentam desemprego e alta da inflação, o que impacta no custo de vida da população  |  Marieta Cazarré/Agência Brasil

Publicado em 27/04/2023, às 13h34   Marieta Cazarré/Agência Brasil   Cadastrado por Daniel Brito

O número de brasileiros que migraram para Portugal, mas que estão buscando retornar ao país de origem, tem se intensificado nos últimos meses.

Em 2022, o Programa de Apoio ao Retorno Voluntário e à Reintegração da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) recebeu, em média, quatro pedidos de ajuda por dia de brasileiros que queriam deixar Portugal. As informações são da rádio CBN.

Entre os meses de janeiro e março, foram 363 casos, número 290% maior do que o registrado no mesmo período de 2022, quando foram recebidos 125 pedidos de ajuda. Já esse ano, 97 pessoas que viviam em Portugal conseguiram retornar.

Diversos fatores têm contribuído para que brasileiros que vivem no país europeu decidam voltar, mas os que mais se destacam são os econômicos. Portugal enfrenta, atualmente, alta da inflação, o que, consequentemente, impacta no custo de vida da população.

Classificação Indicativa: Livre


Tags brasil Brasileiros desemprego Portugal retorno inflação migração

Leia também


Nomear sogra para cargo político, como fez prefeito no Paraná, não é nepotismo; entenda


Grupo armado explode agência da Caixa e promove madrugada de pânico em Maragogipe


Compras e pagamentos de contas com Pix batem recorde em março