Geral

Derramamento de Santinhos: Eleitores se deparam com sujeira nas portas dos colégios em Salvador

O Derramamento de Santinhos é considerado crime eleitoral e pode gerar multa  |  Douglas Santana | BNews

Publicado em 06/10/2024, às 08h26   Douglas Santana | BNews   Redação BNews

Quem chegou cedo na frente de alguns colégios eleitorais em Salvador se deparou com uma cena comum em dias de votação: pistas e calçadas tomadas por centenas de santinhos. Apesar da prática gerar multas previstas pela legislação eleitoral, o “derramento de santinhos” segue acontecendo.

O uso desses materiais próximo às escolas eleitorais é considerado crime eleitoral, mas pelo visto ninguém se sente inibido. Quem esteve no Colégio Estadual Thales Azevedo, no Stiep e no Colégio Estadual de Tempo Integral Luiz Viana, em Brotas, se deparou com uma quantidade exorbitante de papéis pelo chão.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

De acordo com a legislação, é proibido distribuir qualquer tipo de propaganda eleitoral no dia da votação, e os responsáveis pela sujeira podem ser multados.

Preocupação com o Meio Ambiente

Além de ser uma infração eleitoral, o descarte desordenado de santinhos também gera preocupação ambiental. A quantidade de papel jogada no chão não apenas suja as ruas, mas também pode entupir bueiros e causar danos ao meio ambiente, especialmente em dias de chuva. Moradores da região expressaram indignação com a situação, destacando que a limpeza das vias públicas não deveria ser responsabilidade apenas das autoridades.

Classificação Indicativa: Livre


Tagscandidatosbnewseleições 2024Derramamento de Santinhossantinos

Leia também


VÍDEO: Dublador entrega "tietagem" de Rogério Ceni com flamenguistas antes de nova derrota pelo Bahia; veja o que ele disse


Eleições 2024: BNEWS TV traz atualizações em tempo real com foco em Salvador e RMS