Geral

FBI indica que viajantes não carreguem celulares nos aeroportos; entenda

Viajantes estão vulneráveis a golpes e invasão de celulares  |  Reprodução/@FBIDENVER

Publicado em 14/04/2023, às 21h14   Reprodução/@FBIDENVER   Cadastrado por Victória Valentina

Se você é o tipo de viajante que sempre coloca o celular para carregar nos aeroportos, o FBI tem uma notícia para te dar: hackers estão usando as portas de USB públicas para invadir os aparelhos.


O órgão americano emitiu o alerta como forma de precaução, que também vale para carregamentos feitos em hotéis e shoppings com entradas USB pública.

Avoid using free charging stations in airports, hotels or shopping centers. Bad actors have figured out ways to use public USB ports to introduce malware and monitoring software onto devices. Carry your own charger and USB cord and use an electrical outlet instead. pic.twitter.com/9T62SYen9T

— FBI Denver (@FBIDenver) April 6, 2023


Chamado de "juice jacking", o golpe consiste em copiar informações importantes de um celular ou até mesmo instalar arquivos maliciosos no aparelho enquanto alguém utiliza a porta USB pública para carregar a bateria.


Dentre as modalidades, os criminosos podem simplesmente inserir um vírus poderoso nas estações de carregamento, ou até mesmo substituir as portas USB originais por outras infectadas.


A tática criminosa pode ter acesso a dados importantes como senhas pessoais, contas bancárias ou backups completos do celular.


A orientação é para que as pessoas carreguem ao máximo o celular antes de sair de casa e andem com um carregador portátil.

Classificação Indicativa: Livre


Tags aeroportos golpe FBI bnews

Leia também


Urgente! Flamengo anuncia seu novo treinador


Secretário de Justiça pede investigação imediata sobre milícias armadas na Bahia; confira


Polícia investiga mãe acusada de abandonar crianças e viajar para a Bahia