Geral

Homem é diagnosticado com botulismo após comer alimento em conserva

Botulismo é uma doença bacteriana ligada ao consumo de alimento mal conservado e que pode causar problemas graves  |  Ilustrativa / FreePik

Publicado em 22/10/2025, às 15h23   Ilustrativa / FreePik   Gabriel Santana

Um homem, de 57 anos, que não teve seu nome revelado, foi diagnosticado com botulismo, em outubro, após ter consumido uma conserva de pimenta, no Distrito Federal e ficou internado durante 18 dias.

Inscreva-se no canal do BNews no YouTube.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Segundo a Secretaria de Saúde, o paciente contraiu botulismo após consumir uma conserva de pimenta contaminada pela bactéria Clostridium botulinum. De acordo com o g1, um parente da vítima publicou em uma rede social que a pimenta em conserva foi um presente de uma amigo e foi usada para temperar um caldo de mandioca.

Na mesma madrugada, após tomar o caldo de mandioca, a vítima começou a passar mal, vomitando e sentindo muitas dores no estômago. No dia seguinte, o homem relatou visão dupla e embaçada, além de tontura. Após três dias, o homem teve que ser internado em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde permaneceu por 18 dias.

Botulismo é uma doença neuroparalítica causada pela ação de uma forte toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum (C.botulinum). A doença é grave, rara, não contagiosa e pode matar, se conseguir paralisar a musculatura respiratória. As bactérias sobrevivem em ambientes com pouco oxigênio, como alimentos em conserva ou enlatados.

Após realizar exames de laboratório, foi comprovado que a bactéria Clostridium botulinum estava presente tanto no paciente, quanto no frasco de pimenta. O intoxicado já recebeu alta hospitalar e segue recuperação em casa. A pasta afirmou que as unidades de saúde do Distrito Federal foram alertadas para ficar atentas sobre prováveis novos casos.

Classificação Indicativa: Livre


TagsSaúdeUTIsecretaria de saúdeDoençaIntoxicaçãobnewsbotulismoToxinaconservaClostridium botulinum

Leia também


Saiba como detectar intrusos que estão usando seu Wi-Fi


Duas pessoas morrem por contaminação de alimentos com botulismo; entenda como identificar doença