Geral

Indígenas invadem fazendas após derrubada do marco temporal pelo STF

Os casos ocorreram em cidades de Guaíra e Tamarana, no Paraná  |  Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 30/09/2023, às 10h12   Reprodução/Redes Sociais   Daniel Serrano

Pouco menos de uma semana depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubar a tese do marco temporal para demarcação de áreas indígenas, ao menos duas fazendas foram alvos de povos originários no Paraná. 

As ocorrências foram registradas nas cidades de Guaíra e Tamarana, onde ocorreu o caso mais recente . Na última quinta-feira (28), uma fazenda com quase mil hectares foi ocupada por ao menos 300 indígenas da etnia Kaingang. 

Funcionários da fazenda dizem que não foram ameaçados ou agredidos pelos indígenas. No entanto, equipes da Polícia Militar (PM) e da Polícia Federal (PF) foram acionadas e, até a manhã da última sexta-feira (29), 60 pessoas seguiam na propriedade

O deputado federal Pedro Lupion (PP-PR) utilizou as suas redes sociais para divulgar um vídeo que seria de uma invasão na cidade de Tamarana. No post, o parlamentar garantiu que a frente parlamentar da agropecuária que “não reconhecer o Marco Temporal é um atentado ao direito de propriedade”.

A gente avisou @fpagropecuaria : não reconhecer o Marco Temporal é um atentado ao direito de propriedade e causará insegurança jurídica no campo.

Índios invadiram uma fazenda em Tamarana, e alegam que, como o Supremo derrubou o Marco Temporal, eles teriam direito àquela terra. pic.twitter.com/RDsIA5cGr0

— Pedro Lupion (@pedro_lupion) September 29, 2023

Classificação Indicativa: Livre


Tags stf ocupação indígenas marco temporal

Leia também


Google é condenado a pagar indenização à diarista; saiba motivo


Reação de cachorro yorkshire ao conhecer bebê encanta internautas; assista