Geral

Salvador adere ao Sistema Nacional de Nota Fiscal eletrônica

Acordo facilitará troca de informações entre municípios para o cumprimento de obrigações tributárias  |  Jefferson Peixoto/ Secom

Publicado em 26/08/2022, às 14h10   Jefferson Peixoto/ Secom   Redação BNews

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, assinou o termo de adesão que libera o acesso ao Ambiente de Dados Nacional da Nota Fiscal de Serviços eletrônica, que tem o objetivo de fornecer todas as informações que constam nos documentos fiscais entre municípios e contribuintes. A aderência ao ADN faz parte do projeto do Sistema Nacional da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e Nacional).

A adesão não alterará a forma de emissão da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) no município, mas facilitará o processo de compreensão e o acesso às informações, além de simplificar o cumprimento das obrigações principal e acessórias do Imposto Sobre Serviços (ISS).

De acordo com a secretária da Fazenda, Giovanna Victer, a implantação de um ambiente de dados a nível nacional deixará o ambiente de negócios em Salvador ainda melhor.

“Com um sistema mais moderno, o município passa a ter maior controle das informações tributárias, o que irá simplificar custos e gerar maior eficiência no controle de arrecadação das empresas. Além disso, a nova ferramenta tem o principal objetivo de evitar a sobreposição de compartilhamento de dados entre outros municípios brasileiros e facilitar a fiscalização fazendária”,disse.

É importante ressaltar que, após a alteração da Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), com a Lei Complementar nº 169, de 27 de julho de 2022, o microempreendedor que optar por utilizar o Sistema Nacional de Nota Fiscal eletrônica através do site da Receita Federal, a partir de janeiro de 2023, não será obrigado a emitir a Declaração Eletrônica de Serviços que é realizada anualmente.

 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Prefeitura de Salvador Sefaz nota fiscal NFS-e Nacional

Leia também


Sefaz Municipal atualiza critérios de avaliação das sociedades de profissionais


Sefaz inicia projeto de recadastramento do patrimônio municipal


Sefaz Municipal apresenta relatório de Gestão Fiscal do 1º quadrimestre de 2022