Geral

Famoso serviço de streaming afirma que hackers invadiram seu catálogo e copiaram quase tudo; saiba qual

Empresa que disponibiliza o serviço de streaming afirmou que os usuários não foram afetados após invasão dos hackers  |  Tânia Rêgo/Agência Brasil

Publicado em 22/12/2025, às 16h34   Tânia Rêgo/Agência Brasil   Gabriel Santana

O aplicativo de streaming Spotify anunciou nesta segunda-feira (22), que desativou as contas de um grupo de hackers que alegavam ter copiado milhões de arquivos de música e outros metadados do aplicativo.

Inscreva-se no canal do Bnews no YouTube.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

A prática ilegal foi realizada por um grupo chamado Anna’s Archives. De acordo com o g1, o grupo publicou em um blog que copiou 86 milhões de músicas do Spotify e os metadados de 256 milhões de músicas. O processo é conhecido como “scraping”, em que um arquivo de conservação é aberto para as músicas.

A violação não afeta os usuários do aplicativo, mas representa que qualquer pessoa poderia usar as informações para criar seu próprio arquivo de música de forma gratuíta. O que seria rapidamente processado pelos donos dos direitos autorais das obras artísticas. Em comunicado, o Spotify se posicionou sobre a invasão hacker.

O Spotify identificou e desativou as contas de usuários maliciosos envolvidos no scraping ilegal. Implementamos novas medidas de segurança para combater esses tipos de ataques de violação de direitos autorais e estamos monitorando ativamente qualquer atividade suspeita. Desde o primeiro dia, apoiamos a comunidade artística na luta contra a pirataria e estamos trabalhando ativamente com nossos parceiros do setor para proteger os criadores e defender seus direitos”, explicou. 

Classificação Indicativa: Livre


TagssegurançamúsicapiratariahackersPlataformadireitos autoraiscomunicadospotifystreamingMetadadosContas desativadasaplicativo de músicaComunidade artísticaAnna’s archives

Leia também


Estudos revelam que vegetais crucíferos reduzem risco de câncer de mama; veja lista


Investimento futuro: Ano Novo reacende o interesse do brasileiro pela previdência privada